rosquinhas_fritas_caseiras

A receita de hoje faz parte da minha infância, me lembro como se fosse hoje o cheirinho da canela subindo pela casa um dia antes de uma viagem de carro com a família na velha caravan marron que meu pai tinha, e que fez parte de muitas viagens e momentos inesquecíveis, essas rosquinhas fritas foram nossa companhia nessas aventuras de família e era sempre acompanhada sempre de uma café quentinho (falo que amo café desde criança e ninguém acredita)  que não podia faltar. Com tantas lembranças boas tinha eu como escolher outra receita para homenagear minha mãe, afinal ela fazia tudo isso com muito carinho e cuidado e é essa a memoria que mais toca o coração quando dor uma mordida nessas simples rosquinhas caseiras, mas ao mesmo tempo tão cheia de sabor e nostalgia que não tem como resistir.

5.0 de 17 avaliações

Rosquinhas Fritas

Autor: 
Tipo da Receita: Lanche
Nivel: Fácil
Rendimento: +ou- 30 unidade

Ingredientes
  • 3 Xícaras (chá) de Farinha de Trigo
  • 1 Xícara (chá) de Maisena
  • ½ Colher (chá) de Sal
  • 1 Colher (sopa) de Manteiga
  • 1 Xícara (chá) de Açúcar
  • 1 Colher (sopa) de Fermento em Pó Químico
  • 3 Ovos
  • ½ Xícara (chá) de Leite
  • Canela e Açúcar para decorar.
Instruções
  1. Em uma tigela misture a farinha de trigo, açúcar, maisena e sal.
  2. Junte os ovos ligeiramente batidos, a manteiga e misture bem utilizando as mãos até que o ovo fique bem misturado com a farinha.
  3. Adicione aos poucos o leite até conseguir uma massa firme, macia e que solte das mãos.
  4. Transfira a massa para uma superfície plana, junte o fermento em pó bem para misturar todo o fermento na massa.
  5. Pegue pedaços da massa para modelas, faça uma “minhoquinha” com a massa e depois faça uma argola como mostrado no vídeo, assim que terminar todas as suas rosquinhas, leve para fritar em óleo bem quente, até que estejam douradas.
  6. Ainda quentes passe os rosquinhas na mistura de canela e açúcar e aproveite.
Observações
SABORES: Se quiser pode adicionar essências ou raspas de limão ou laranja, o sabor que ensinamos nessa receita é o tradicional.
ASSADO: Se quiser fazer assado é bom saber que o resultado será de um biscoito crocante, não fica nada parecido com a versão frita, mas caso queira é só colocar para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 10 minutos.
MAIS DOCE: A receita original pede 1 xícara e ½ de açúcar, porém acho muito doce, mas se gostar bem docinho pode usar essas medidas.
LEITE: Se for alérgico a lactose, substitua o leite por algum outro liquido que queira.
COBERTURA: Se desejar você pode adicionar uma cobertura como nos Donuts americanos.
ESPESSURA: Tente não deixar muito crossa as rosquinhas, pois quando são fritas elas incham e se muito grossas acabam ficando “massudas”.
CONSERVAÇÃO: Mantenha fora da geladeira em um pote os saquinho fechado por até 7 dias.

Obs: Essa receita foi patrocinada pela TRES, a máquina multibebidas do Grupo 3corações.