O que não falta no mercado são tipos diversificados de arroz, é claro que quando vamos comprar o que levamos é o Branco (Agulha) normal aquele que nem precisa lavar, isso quando não compra aquele de saquinho. Porém as vezes é bom variar o cardápio e porque não se arriscar e conhecer novos sabores e texturas em um prato tão simples como o Arroz.
- Arroz Vermelho: Apresenta uma película vermelha em seus grãos, é o arroz integral do parboilizado, rico em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais.
- Arroz Parboilizado: Passar por tratamento em água fervente quando os nutrientes são transferidos para a parte interna dos grãos.
- Arroz Basmati: Especialidade indiana, esse tipo de arroz é perfumado e saboroso. Muito utilizado na Itália, Portugal e Espanha, principalmente nas paellas.
- Arroz Tailandês: Também conhecido como Jasmim, apresenta aroma e textura macia.
- Arroz Selvagem: Rico em nutrientes, pouco calórico e geralmente utilizado em misturas com o Arroz Branco.
- Arroz Japonês: Conhecido também como Cateto, tem grande quantidade de amido e deve ficar de molho durante 1 hora antes de ser cozido, o ponto ideal para o cozimento de sushis.
- Arroz Ráris: Uma tipo que reúne sete cereais, entre eles o Arroz Integral e o Selvagem.
- Arroz Agulha: É o arroz branco polido, o mais comum na culinária brasileira.
- Arroz Integral: Rico em fibras, vitaminas e sais minerais pode ser encontrado em grãos longos ou curtos
- Arroz Arbóreo: Arroz arboreo é um arroz italiano, redondinho, meio gordinho, não precisa lavar, e é o legítimo arroz para fazer Risoto.