Muitas pessoas me perguntam sobre creme de leite, qual deve usar em tal receita e porque não pode usar esse ou aquele. Pensando nisso resolvi fazer um post para explicar os diferentes tipos de creme de leite que encontramos hoje no mercado Brasileiro, já que esse ingrediente é indispensável em nossa cozinha.

Creme de Leite de Caixinha: Esse creme de leite é tratado e homogenizado para aumentar sua vida em prateleira, nele ainda são adicionados espessantes e outros aditivos químicos. Ele é mais ralo e geralmente sua composição é uma mistura de Creme de Leite + Leite em Pó, por isso também possui menos gordura que a versão em lata. No mercado é possível encontrar com 20% e até 17%  de gordura e seu soro já é misturado, por isso muitas pessoas dizem que ele não possui soro. É ideal para salgados, doces e cremes em geral.

Creme de Leite de Lata: Ele é o creme de leite, porém também é tratado para que dure mais em prateleira sendo assim ele vira um leite UHT assim como o de caixinha, porém esse não chega a ser homogenizado 100% já que é possível separar seu soro para ter uma consistência mais densa, seu sabor é mais marcante e possui a cor um pouco mais escura que os de caixinha. No mercado é possível encontrar ele com 20% e 25% de gordura.  Esse pode ser usado também para doces, salgados mas também é perfeito para coisas que pedem mais gordura como um sorvete caseiro por exemplo ou uma ganache mais firme.

Ferver: A industria não recomenda que esses dois sejam fervidos para evitar que talhem, porém eu já fiz varias receitas onde fervi por pouco tempo e nada aconteceu, ele realmente só talhava quando adicionava um elemento acido como limão ou molho de tomate. Hoje em dia algumas marcas até usam isso para vender seu produto falando em comerciais que eles podem ser fervidos.

Creme de Leite Light: Essa versão possui o teor de gordura reduzido e pode ser encontrado com 15% de gordura, porém é mais liquido e um pouco mais caro que os convencionais. Geralmente ele é uma mistura de creme de leite, leite desnatado para que tenha menor teor de gordura.

Creme de Leite Fresco: É mais encontrado com o nome de Creme de Leite Pasteurizado aqui no Brasil, e ele possui uma maior quantidade de gordura que fica entre 30 e 35%. Ele pode ser utilizado como todos os outros, porém esse pode ser fervido e batido para chegar ao ponto de chantilly quando bem gelado e também se batido em excesso vira manteiga.

Nata: A Nata é um tipo de creme de leite com muito teor de gordura, geralmente cerca de 45%, ele é mais natural inclusive que o creme de leite pasteurizado, e pode ser usado para fazer chantilly e qualquer outra preparação que peça creme de leite, mas tenha consciência que ele vai mais grosso então a quantidade usada talvez tenha que ser reduzida.

  • O que é talhar? É a mesma coisa que coalhar ou seja vai surgir pedacinhos solidificados de leite em suas receitas.

Como evitar que o creme talhe? 

  1. Nunca ferva o creme de leite industrializado.
  2. Não use ele como um espessante, faça isso utilizando farinha de trigo ou amido de milho e só adicione o creme de leite no final do preparo.