Hoje vamos continuar nosso bate-papo sobre fermentos, mas dessa vez vamos falar um pouco mais sobre o Fermento Químico ou o famoso Pó Royal, porque mesmo ele sendo um velho conhecido da cozinha, muitas pessoas acham que ele serve para tudo, mas não é bem assim. O Fermento Químico é mais usado em Bolos, Tortas e Biscoitos, porém existem algumas receitas como uma pizza de frigideira ou um pão de micro-ondas que pedem esse tipo de fermento, nesses casos sempre veja qual o fermento pedido na receita e siga a recomendação, nada de trocar o tipo de fermento com outro tipo só porque você não tem em casa, viu? A não ser que você queria que sua receita saia totalmente errado, então pode esquecer a receita e fazer como quiser, mas depois não vai culpar o fermento, combinado?
Então agora que vocês já sabem para que o fermento químico deve ser usado, que tal ver alguns truques para você conseguir ter uma receita bem sucedida?
Prazo de Validade: Muitas pessoas acham que só ter o fermento dentro da data de validade não vai ter nenhum problema com ele, mas é importante lembrar que depois de aberto ele deve ser consumido dentro de 3 meses, e caso ele comece a empelotar deve ser descartado.
Como saber se ele está funcionando? Aqueça 1/2 xícara (chá) de água (sem ferver, deixe apenas morninha, ok?) e coloque 1 colher (sopa) de fermento químico e misture bem, se ele começar a ferver significa que ainda está funcionando, caso isso não aconteça pode jogar fora.
Não bata o Fermento: Se sua receita for feita no liquidificador, batedeira ou mixer evite bater o fermento, misture ele na massa com uma colher com delicadeza e sempre no final do preparo.
Na hora da compra: Se você não é uma boleira, procure comprar a menor embalagem possível que exista no mercado, assim evita que o fermento fique muito tempo guardado e perca o efeito. (Será que já vendem fermento em pacotinhos de 1 colher (sopa)? ia ser sensacional não?).
Armazenamento: Guarde seu fermento sempre na embalagem original, protegido da luz e da umidade, assim você vai ter um fermento funcionando por mais tempo.
A Receita só pede Fermento: Gente se a receita não especifica e não for nada diferente da lista acima, provável que seja o fermento químico, porque como é o mais comum é difícil as pessoas escreverem na receita Fermento Químico em Pó.
Porque devo adicionar o fermento apenas no final? Gente como já explicado aqui, o fermento químico deve reagir apenas com o calor, então se você mora em um local muito quente, ou esteja usando ingredientes quentes ou use uma luz muito quente (como é meu caso), assim que o fermento entrar em contato com os outros ingredientes ele já vai começar a fermentar, por isso deixe ele por ultimo e assim que adicionar na receita já deve ser levado para assar, assim não corre o risco de perder o efeito.
Veja Também: