Mitos sobre Macarrão

É incrível como a culinária é tomada por mitos e mais mitos, e hoje vou revelar alguns mitos sobre o cozimento do nosso querido e velho macarrão, coisas que acabei aprendendo com o passar dos anos lendo muito sobre o assunto e conversando com cozinheiros e chefes experientes.

Óleo: É incrível como esse mito tem sido quebrado e as futuras gerações já não vão comentem mais esse erro (hehehe). Ao cozinhar uma massa seja ela fresca ou não a unica coisa que você deve por na água é bastante sal, adicionar óleo, azeite ou qualquer outra gordura não vai evitar que o macarrão grude, mas sim que o molho não grude na massa.

Escorra muito bem: Sabe aquela mania de quase colocar o macarrão no varal pra secar toda a água do cozimento? Pois então as vezes um pouco dessa água pode te ajudar a deixar o molho no ponto correto e ainda devolver um pouco de amido retirado do macarrão ajudando assim o molho grudar com mais facilidade no macarrão.

Lave o macarrão: Eu já falei e sempre falo nos vídeos para evitarem lavrar o macarrão, isso porque você esta tirando o amido dele que ajuda o molho grudar no macarrão, então se você não for usar essa massa para uma salada de macarrão (mesmo assim eu deixo sem lavar), não cometa essa heresia de lavar seu macarrão. Agora se você quer apenas deixar ele cozido para usar depois e não quer que ele grude, assim que ele estiver pronto basta escorrer e adicionar uma boa quantidade de azeite, manteiga ou outra gordura que desejar.

Jogar o espaguete na parede: Não faça isso, a não ser  que você queira deixar sua parede suja para limpar depois esse teste não vale de nada, se quer realmente saber se o macarrão esta no ponto certo pegue um fio e experimente.