Vegetarianas
bolinho_de_mandioca_recheado

Não adianta me convencer do contrario, eu acho mandioca muito melhor que batata frita (#prontofalei), acho que deve ser porque a mandioca tem mais “carninha” e fica mega crocante, por esse motivo resolvi fazer um bolinho de mandioca recheado com queijo, porque não tem combinação mais perfeita no mundo para um petisco.

Essa receita me deu um certo trabalho, pois tive que fazer muitos testes até lembrar como minha mãe costuma fazer croquetes em casa, e foi ai que resolvi tentar o “método da mamis”, e posso dizer que foi a melhor receita de bolinho de mandioca que testei, falo isso porque todas as outras tinham muita farinha, ou ovo e acabava tirando todo o sabor da mandioca e deixando aquele gosto de massa, porém esse bolinho é basicamente mandioca pura e a masas fica firme, possibilitando modelar e rechear como quiser.

Eu não sei como você conhece mandioca na sua cidade, seja como macaxeira ou aipim eu garanto que esse é o melhor bolinho já feito.

4.8 de 23 avaliações

Bolinho de Mandioca Recheado

Rendimento: + ou – 25 unidades

Ingredientes
  • 300g de Mandioca (2 xícaras)
  • 4 Colheres (sopa) Farinha de Trigo
  • 4 Colheres (sopa) Margarina / Manteiga
  • 4 Colheres (sopa) Queijo Ralado
  • 3 Colheres (sopa) Água
  • 150g de Queijo (p/ rechear)
  • Sal, Pimenta do Reino e Salsinha á gosto.
  • Leite ou Ovos (p/ empanar)
  • Farinha de Rosca (p/ empanar)
Instruções
  1. Cozinhe a mandioca até que fique bem macia, escorra a água e amasse com um garfo até virar quase um purê.
  2. Em uma panela em fogo baixo adicione a margarina deixe derreter e junte a farinha de trigo, misture até formar uma massa.
  3. Adicione a Mandioca, o queijo ralado e tempere com sal, pimenta e salsinha. Misture bem e adicione água aos poucos até formar uma massa e ficar difícil de misturar, passe para um recipiente e deixe esfriar um pouco.
  4. Com a massa ainda morna, sove com as mãos para conseguir formar uma massa solida e macia.
  5. Faça bolinha e recheie com o queijo ou com o que desejar e reserve.
  6. Empane passando no ovo e na farinha e frite em óleo quente ou asse em forno pré aquecido a 250ºC por 20 ou 30 minutos (virando na metade do tempo).
Observações
RECHEIO: Invente seu recheio, essa massa combina com tudo e você pode fritar ou assar até mesmo sem recheio que vai ficar delicioso.

FARINHA INTEGRAL: Se preferir pode usar farinha integral no lugar da branca ou farinha de aveia.

QUEIJO RALADO: Caso não goste, não precisa colocar, apenas tempere bem sua “massa” para não ficar sem sabor.

CONGELAR: Coloque as bolinha em uma forma untada e deixe no freezer até congelar, depois transfira para sacos plásticos e mantenha no congelador por até 3 meses. Para fritar ou assar basta tirar do freezer e jogar direto na panela ou forno.