A Baunilha é um dos ingredientes mais importantes da confeitaria, afinal ela é responsável pela aromatização de milhares de receitas. Mas essa tão importante especiaria junto com o açafrão e o cardamomo fazem o time das especiarias mais caras e dependendo da sua região esse preço pode ser muito mais alto que o normal. E foi por esse motivo que a industria criou as essências artificiais que são muito usadas nos dias de hoje, mas esses produtos não chegam nem aos pés da verdadeira fava de baunilha, que pode perfumar não só seus doces como também a sua casa.

Como Comprar: Compre as favas de cores bem escuras, sem sinal de bolor ou aberturas.

Como Conservar: Para que o aroma permaneça por mais tempo, coloque as favas em um pote de vidro bem fechado e guarde em local seco e longe da luz.

Como Utilizar: Com uma faca corte a fava ao meio e raspe as sementes com a ponta da faca, mas não jogue fora a fava, pois nela também tem perfume. Coloque as favas dentro de um pote com açúcar para aromatizar.

Curiosidades: A baunilha é considerada afrodisíaca, por isso hoje existem muitos cremes e perfumes com esse aroma.

Perfume sua casa: Coloque um pouco de água para ferver e adicione algumas gotas de essência de baunilha e deixe a água fervendo para soltar o perfume pela casa.

Essência de Baunilha

Ingredientes
  • 2 Favas
  • 250ml de Vodka
Instruções
  1. Corte as favas, de modo que as sementes fiquem expostas, coloque em um pote de vidro e adicione a vodka.
  2. Agite bem e deixe curtir por pelo menos 2 meses em local seco e escuro, mas é importante agitar o pote sempre para tudo se misturar.