Cozinhar feijão sem panela de pressão

Quem falar que não gosta de um bom prato de arroz e feijão carioquinha bem temperado esta mentindo. O feijão carioquinha bem preparado e temperado pode ser consumido até puro que vai ser uma delicia. Mas antes de se aventurar a cozinhar feijão você precisa ter em mente o seguinte:

Você vai fazer ele na panela de pressão ou na panela comum? E sim é muito possível fazer feijão na panela comum, eu não tenho panela de pressão em casa, porque? Bom porque eu nem sempre faço feijão e confesso que tenho medo, já vi uma panela explodir com minha mãe e podem acreditar não foi nada bacana.

O seu feijão é velho ou novo? Para saber morda um feijão cru se for fácil ele é novo se estiver duro demais ele é velho.

Posso comprar o feijão mais barato que encontrar? Claro, mas você prefere comer coisas de qualidade não é? Então mesmo que seja um pouco mais caro compre uma boa marca  e prefira os tipo 1 que são de melhor qualidade.

O preparo:

  1. Coloque a quantidade de feijão que for preparar em uma vasilha e de uma olhada, retire grãos feios e pedrinhas que encontrar.
  2. Deixe o feijão de molho por 15 minutos (se for usar panela de pressão), ou 24 horas (se for usar panela comum) descarte essa água, pois ela contem toxinas com o fitato.

Cozinhar feijão em panela de pressão: 

  1. Coloque o feijão e a água (para cada xícara (chá) de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que ela começar a chiar conte 25 minutos (p/ feijão novo) ou 30 minutos (p/ feijão velho).
  2. Espere a panela esfriar e retire a pressão levantando a válvula com um garfo, tem quem coloque metade da panela em baixo da torneira para esfriar. (Nunca abra a panela quente e com pressão).
  3. Pegue alguns grãos e veja se eles estão macios se você conseguir amassar com um garfo sem esforço ele esta no ponto, se não volte ele para o fogo sem a tampa e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Cozinhar feijão em panela comum: 

  1. Coloque o feijão e a água (para cada xícara (chá) de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que a água começar a ferver espere 1:30hs, confira se os grãos estão macios e se estiver é hora de temperar.

Como temperar feijão: (Serve para os dois modos) 

  1. Para cada 1 xícara, use meia cebola (pequena) em cubos, 2 ou 3 dentes de alho amassados, 1 colher de chá de sal e 1 colher de azeite, basta refogar tudo no azeite em uma panela separada, quando refogar pegue 1 concha de feijão com caldo e jogue na panela do refogado e amasse com a concha ou uma amassador de batatas. (Amassando o feijão você expõe sua “carne” onde contem amido e ajuda a engrossar o caldo).
  2. Deixe ferver e devolva para a panela do feijão, misture bem e adicione 1 folha de louro se desejar pode fritar linguiça ou bacon e colocar também, agora espere cerca de 10 minutos para que o caldo engrosse. (Importante mexer de vez enquanto para não grudar e queimar).

Importante: Se usar cebola, sabia que o feijão tende a estragar mais rápido, aqui em casa uso apenas alho, sal, azeite e 1 folha de louro.

Congelar: De preferência não congele ele temperado, apenas cozido assim você vai ter um feijão sempre fresquinho.

O tempo de cozimento varia com a quantidade? Não apenas muda se o feijão for velho ou novo, uma dica é que se ele for velho deixe de molho por uns 30 minutos com água quente, assim ele da uma amolecida e facilita o cozimento.

Dica: Se você tiver espaço no freezer cozinhe o pacote todo e congele em pequenas porções assim vai ter feijão por pelo menos 3 semanas.

Cuidados: Mantenha a borracha da panela sempre em boas condições, a válvula sempre limpa e nunca encha demais a panela, siga as instruções de segurança.