como cozinhar feijao Como fazer feijão!

Quem falar que não gosta de um bom prato de arroz e feijão carioquinha bem temperado esta mentindo. O feijão carioquinha bem preparado e temperado pode ser consumido até puro que vai ser uma delicia. Mas antes de se aventurar a cozinhar feijão você precisa ter em mente o seguinte:

Você vai fazer ele na panela de pressão ou na panela comum? E sim é muito possível fazer feijão na panela comum, eu não tenho panela de pressão em casa, porque? Bom porque eu nem sempre faço feijão e confesso que tenho medo, já vi uma panela explodir com minha mãe e podem acreditar não foi nada bacana.

O seu feijão é velho ou novo? Para saber morda um feijão cru se for fácil ele é novo se estiver duro demais ele é velho.

Posso comprar o feijão mais barato que encontrar? Claro, mas você prefere comer coisas de qualidade não é? Então mesmo que seja um pouco mais caro compre uma boa marca  e prefira os tipo 1 que são de melhor qualidade.

O preparo:

  1. Coloque a quantidade de feijão que for preparar em uma vasilha e de uma olhada, retire grãos feios e pedrinhas que encontrar.
  2. Deixe o feijão de molho por 15 minutos (se for usar panela de pressão), ou 24 horas (se for usar panela comum) descarte essa água, pois ela contem toxinas com o fitato.

Cozinhar feijão em panela de pressão: 

  1. Coloque o feijão e a água (para cada xícara (chá) de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que ela começar a chiar conte 25 minutos (p/ feijão novo) ou 30 minutos (p/ feijão velho).
  2. Espere a panela esfriar e retire a pressão levantando a válvula com um garfo, tem quem coloque metade da panela em baixo da torneira para esfriar. (Nunca abra a panela quente e com pressão).
  3. Pegue alguns grãos e veja se eles estão macios se você conseguir amassar com um garfo sem esforço ele esta no ponto, se não volte ele para o fogo sem a tampa e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Cozinhar feijão em panela comum: 

  1. Coloque o feijão e a água (para cada xícara (chá) de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que a água começar a ferver espere 1:30hs, confira se os grãos estão macios e se estiver é hora de temperar.

Como temperar feijão: (Serve para os dois modos) 

  1. Para cada 1 xícara, use meia cebola (pequena) em cubos, 2 ou 3 dentes de alho amassados, 1 colher de chá de sal e 1 colher de azeite, basta refogar tudo no azeite em uma panela separada, quando refogar pegue 1 concha de feijão com caldo e jogue na panela do refogado e amasse com a concha ou uma amassador de batatas. (Amassando o feijão você expõe sua “carne” onde contem amido e ajuda a engrossar o caldo).
  2. Deixe ferver e devolva para a panela do feijão, misture bem e adicione 1 folha de louro se desejar pode fritar linguiça ou bacon e colocar também, agora espere cerca de 10 minutos para que o caldo engrosse. (Importante mexer de vez enquanto para não grudar e queimar).

Importante: Se usar cebola, sabia que o feijão tende a estragar mais rápido, aqui em casa uso apenas alho, sal, azeite e 1 folha de louro.

Congelar: De preferência não congele ele temperado, apenas cozido assim você vai ter um feijão sempre fresquinho.

O tempo de cozimento varia com a quantidade? Não apenas muda se o feijão for velho ou novo, uma dica é que se ele for velho deixe de molho por uns 30 minutos com água quente, assim ele da uma amolecida e facilita o cozimento.

Dica: Se você tiver espaço no freezer cozinhe o pacote todo e congele em pequenas porções assim vai ter feijão por pelo menos 3 semanas.

Cuidados: Mantenha a borracha da panela sempre em boas condições, a válvula sempre limpa e nunca encha demais a panela, siga as instruções de segurança.

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Zara

    Ótimo, vou tentar!!!

    • nossa sem duvida nnmeuha pra e estremamente preparada pra ocupar o lugar o lugar da ana maria braga na televisao , seu brigadeiro alem de um formato do futuro tem uma enovacao inclacificavel sem conta que sua forca de vontade para demostrar qualidade e inficiencia e sem duvida espetacular , seus dotes culinarios sao maguinificos que fico a imagina agora a bela e dotada dona de cuinha que vc deve ser , sorte do seu maridao rsrrsrsrsrs

  2. Adorei as dicas. Tentei fazer feijão apenas uma vez e ficou muito mole.. devo ter deixado tempo demais, já que já estava de molho antes. Gosto de feijão clarinho (rosado/marrom claro), isso se dá na hora de temperar? Pois tem gente que faz e fica escuro, com um caldo grosso…. horrível.

    Parabéns pelo blog,
    Beijos!

    • Gisele Souza

      Acho que a marca e o tipo de feijão tb pode influenciar.

  3. Tatiana

    Ótimas dicas! Sou casada há 8 meses e até agora a única coisa que eu não acerto é no feijão! Vamos ver se com essas dicas eu acerto!!! rsrsrs

    • Gisele Souza

      Com o tempo você acerta, e encontra a sua forma de fazer tb =D Eu não consigo fazer igual da minha mãe ateh hoje =/

  4. dia

    Adoooreii… ficou uma delicia, todo mundo me babando aqui em casa, hahaha a primeira vez que faco feijao.. Minha mae adorouu repetiiu umas 5 vezes. obg :D

    • Gisele Souza

      Ebaaaaaa…. E logo você começa a dar seu próprio toque nele e vai ficar melhor ainda =D

  5. Olá Gisele. Após separação conjugal TIVE de aprender a “me virar” na cozinha ( e nas outras áreas também rsrsr). Acredite, amo a comido que preparo e como tudo. Minha ex já me elogiou algumas vezes, disse que eu estava era “escondendo o jogo”, de vez em quando eu a convido pra um almoço/jantar, e quando não a convido, ela simplesmente aparece por aqui e “se convida” pra ficar, rsrsr. Nos damos super bem, como pode perceber, mas esta é outra história. Acontece que, o feijão eu nunca preparei… Eu comprava o feijão já pronto e temperado no supermercado, e terminava de dar o “meu toque”. Nunca vi, como você, uma panela de pressão explodir, mas já vi duas vezes o estrago no teto e no fogão, causado pela explosão. Quando casado eu chegava a ficar longe do fogão e da cozinha quando havia panela de pressão no fogo e brigava com a baixinha quando ela colocava a panela debaixo da torneira. Felizmente e Graças a DEUS, nunca aconteceu nada. Suas dicas e instruções me foram de grande serventia quanto a preparar o feijão em Panela Comum. Me ajudaram até mesmo a ECONOMIZAR DINHEIRO; sim, porque eu doava os pacotes de feijão quem vinham na cesta básica e tinha de compra-los ‘prontos’ no mercado, mas agora eu mesmo os utilizo, e nem percebo a diferença de consumo nem mesmo no gás! Bem minha amiga, é uma pena que justamente agora que APRENDI, a minha ex amada esposa tenha ido embora pra outra cidade e não pode mais compartilhar comigo das coisas que preparo. Já mostrei a ela uma panela de feijão preparado por mim, pelo SKYPE e disse que tinha certeza de que estaria muito saboroso pois sou muito caprichoso. Passei seu site a ela. Você talvez AGORA se aperceba de que este seu “trabalho”, neste seu espaço aqui na net, é muito mais importante e interessante do que imagine. É mais que um espaço de Receitas e Boas Dicas, é Confraternização, é Realização Pessoal de pessoas como eu, e é de onde, de repente duas pessoas se encontram nas trocas de informações, podem vir a ter um relacionamento de amizade sincera e/ou até se casarem, e até, quem sabe, podem fazer um casal separado, mas que ainda se amam, se reconcialiarem! rsrsrsrs. Beijão respeitoso em ti, minha amiga. Muito $U$$E$$O e obrigado.

    • Gisele Souza

      A Luiz que lindo, fico tão feliz que o blog tenha te ajudado porque todos os dias que faço uma nova postagem penso exatamente isso: “Espero que alguém precise desse post.” e ver que isso realmente acontece me deixar muito feliz. Eu também não vejo diferença em fazer na pressão ou na panela comum até porque tudo feito com carinho fica bom, não é?

    • Ok, Gisele. Só sou sincero. Obrigado e que o CRIADOR continue a mostrar estar contigo e com os seus em todas as facetas desta nossa vida.

  6. andréa

    oi quando estou meio atrazada tambem com meu feijao adiciono uma colherinha de fermento em pó,ele fica mais molinho e o caldo engrossa!

    • Gisele Souza

      Boa Dica Andrea =D

  7. aline

    Muito bom sua receita gostei nota 10…..

  8. Kimberly Rosa

    Adorei a receita, ficou muito gostoso o feijão!!!!!

    Obrigadaaa!!! :D

  9. BIanca

    Gisele, bom dia.
    Adorei seu blog !! É difícil encontrar dicas do dia-a-dia como o tempo de cozimento do feijão! (rs) Parabéns pela iniciativa e trabalho e cntinue!!
    Um abraço,
    Bianca

  10. Belíssima receita Gi :)

  11. Neuma

    Ou Gisele… acabo de fazer o feijão… pela primeira vez… eu nunca fiz feijão na minha vida…já tenho certa idade….. e casei a poucas semanas,…. rsss Estranho, né?? pois é.. o meu marido adorou o feijão… acho q ficou melhor do q o q ela faz.. mas, quero agradecer por sua iniciativa.. Como o Sr Luiz falou acima.. quem sabe seu papel vá além de receitas culinárias…. pois tem sido de muita ajuda pra muitos.. Q Deus abençoe mais e mais sua vida .bj

    • Gisele Souza

      Hahahaha Obriga Neuma e parabéns pelo casório moça =D

  12. Emilio

    Obrigado, me ajudou bastante no meu almoço que estou fazendo a minha namorada rs

  13. eu faço com todos os temperos e fica bem gostoso.

  14. Wellington

    Gostei das receitas ea agora e so fazer e saborear

  15. Bom dia, gostei desta receita ela lembra a receita que minha falecida mamãe fazia.
    Muito gostoso.

    • Gisele Souza

      Fejãozinho de mãe é tudo de bom né =D

  16. Muito bom… seu blog me ajudou bastante, tá ai uma coisa que eu nunca tinha feito antes…. simplesmente por esse fato, que acontece com a panela de pressão. Eu tenho 16 anos só tentei fazer feijão uma vez, mas foi com todo o tempero junto, e não ficou bom. Mas agora temperando depois ficou muito mas gostoso.
    Obrigado pela ajuda ;)

    • Gisele Souza

      Aeeeeeeeeee Lindinêz fico feliz que deu certo, mas lembre-se de sempre cuidar bem da panela de pressão =D

  17. Olá! Muito obrigada pela receita em detalhes!

    Acabei de fazer e ficou ótimo! Melhor do que a primeira vez que tentei fazer alguns anos atrás! <3

    • Gisele Souza

      Miyuki cozinha é assim mesmo, aprendemos com o tempo =D

  18. Otavio

    Vou na fé!
    Obrigado.

  19. Jéssica

    é xícara de chá???

    • Gisele Souza

      Medidas culinárias sempre são xícaras de chá Jéssica =D

  20. RodrigoPinto

    Adorei essa receita,foi a melhor que eu encontrei.O meu feijão ficou uma delicia.

  21. Vanilda de Oliveira

    Olá, estou me aventurando na cozinha rsrs…Está bem explicadinho e espero que dê certo.Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos,beijos!

  22. Fábio Guimarães

    Até então, nunca tinha me arriscado a fazer o feijãozinho do dia a dia.
    Depois que precisei me virar, este site, com esta receita me socorreu legal.
    Receita simples e prática.
    Minha primeira tentativa deixou o feijão um pouquinho duro, mas foi por causa da panela de pressão que não estava muito legal.

    Daqui pra frente, vai ficar melhor.

    Muito obrigado, mesmo !

    • Gisele Souza

      Aeeeee e vai ter Feijão sempre delicia =D

  23. kkk preparei aqui mais deu muito certo n…
    teve gente que disse ta bom mais tipo eu não gostei…
    kkkkkkkkkk
    mais as dicas são boas.. ;)

  24. RONALDO

    ENTÃO. ÓTIMAS DICAS. TENHO MAIS UMA: NÃO DESCONGELE O FEIJÃO NO MICROONDAS.. ELE FICA COM ASPECTO E TEXTURA RUINS. “ESFARELANDO”. DEIXE DESCONGELAR DE UM DIA PRO OUTRO NAS PRATELEIRAS MAIS BAIXAS DA GELADEIRA. APÓS TEMPERAR, PARECE RECÉM COZIDO.

    • Gisele Souza

      Ronaldo sempre descongelo e não fica ruim como falou, será que é pq você não usa a opção correta? O Descongelamento deve ser devagar e não na potencia alta.

  25. Márcia

    Parabéns! Excelentes dicas: claras, objetivas e certeiras. Obrigada!

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.