Essa receita de Molho Branco ou Molho Bechamel é uma das primeira receitas que aprendi, lembro de estar em São Paulo e ligar para minha mãe e perguntando como ela fazia o molho dela, e essa receita é super fácil que você precisa ter ela no seu caderninho e o melhor é que ela é super versátil e pode ser usado de base para muitas outras receitas.

Obs: O tradicional Bechamel é um pouco diferente o preparo, mas essa receita não perde em nada para ele, principalmente com o toque de noz-moscada que faz toda a diferença.

Como Fazer Molho Branco

Autor: 
Tipo da Receita: Molho
Nivel: Fácil
Rendimento: +ou- 400ml

Ingredientes
  • 2 Colheres (sopa) de Manteiga
  • 2 Colheres (sopa) de Farinha de Trigo
  • 500ml de Leite
  • 1 Pitada de Sal
  • 1 Pitada de Noz-moscada
  • ½ xícara (chá) de Queijo Parmesão Ralado
Instruções
  1. Em uma panela quente adicione a manteiga e deixe derreter, junte a farinha de trigo e cozinhe por 1 minuto.
  2. Junte o leite e tempere com sal, e noz-moscada e cozinhe em fogo médio misturando sempre sem parar até que comece a ficar cremoso.
  3. Adicione o queijo parmesão ralado e continue misturando e cozinhando até que fique bem cremoso como um mingau.
Observações
Queijo: Se você quiser pode usar outros tipos, mas toma cuidado com queijos moles como mussarela que vai dar o efeito de bucha, principalmente se for usar em macarrão, pq pode ficar um pouco dificil e duro quando esfriar. Mas você também não precisa por queijo, eu coloco pq tudo fica mais gostoso com queijo =D
Leite: Eu usei Integral, mas pode usar qualquer tipo até mesmo vegetal e sem lactose.
Para intolerantes a lactose podem usar manteiga de garrafa que deixa um sabor incrível também no molho.
Maisena: Eu não curto molho branco com maisena, pelo fato de ficar gelatinoso, e o sabor dessa farinha de trigo cozida também da o sabor característico do Molho Branco. Mas se você é intolerante a glúten, dilui 2 colheres (sopa) de maisena no leite antes de colocar na panela e cozinha até dar o ponto.
Conservação: Você pode congelar o molho depois de frio em um pote bem tampado por até 3 meses ou guardar em geladeira por 4 dias, mas lembre-se que depois de frio ele engrossa então quando for aquecer adicione um pouco mais de leite.