Não tem nada melhor que comer frutas frescas, mas sabemos que para isso é preciso comer no mesmo dia da compra até porque frutas de bagas como morangos, framboesas entre outas são delicadas e tendem a estragar muita mais rápido que outras. Mas com uma técnica simples é possível manter as bagas de frutas frescas por muito mais tempo.

  1. Lave suas frutas em uma bacia com 3 xícaras de vinagre e 3 xícaras de água.
  2. Escorra e lave em água corrente.
  3. Em um secador de saladas coloque 3 camadas de papel toalha e coloque as bagas. Gire por uns 15 segundos ou até que estejam secas.
  4. Forre um recipiente com papel toalha e coloque as frutas, deixe a tampa com uma pequena abertura para sair a umidade.

Com essa técnica é possível ter frutas em bagas frescas por até uma semana.

Significado de Bagas: Fruto pequeno. Os botânicos, definem a baga como um fruto carnoso de sementes múltiplas. Apresenta muitas sementes no interior do ovário dilatado e sumarento.

Correção: Recebi um email (02/10/12 ás 11:42hs) da leitora e nutricionista Thais Tami que indicou fazer o procedimento não com vinagre mais sim com hipoclorito, e deu algumas dicas de como usar. ” A higienização dessas frutinhas tão sensíveis não deve ser realizada com vinagre, pois este procedimento já “caiu por terra”. Atualmente, é utilizado o hipoclorito, vendido em qualquer supermercado e dado em alguns postos de saúde. Dependendo da concentração de cloro no produto, a diluição é de 2 gotas (hipoclorito liquido) pra cada 1 litro de água, ou 50g (hipoclorito em pó) para cada 10 litros de água. Como essas frutas são consumidas com a casca e possuem uma sensibilidade maior, o tempo de molho deve ser de apenas 5 minutos para que não escureça. As frutas mais fortes (maçã, pêra, entre outras), devem ser deixadas de molho por até 15 minutos.”

FonteCooksillustrated