Dicas para preparar brócolins Dicas para preparar brócolis

Alimento rico em vitamina A e C e o terror das crianças, é complicado fazer os pequenos e muitos adultos comerem esse vegetal tão nutritivo. Eu adoro brócolis e com ele se pode fazer varias variações para deixa-lo ainda mais saboroso.

  • Como comprar e armazenar:

Como escolher: Procure cabeças de brócolis que têm talos firmes e apertados, com brotos de verde escuro e flores amareladas.

Como armazenar: Refrigerar brócolis sujo em um saco plástico na gaveta de legumes.

Prazo de validade: Brócolis vai ficar fresco por até cinco dias.

  • Dicas de Preparo:

Brócolis com Amêndoas: Cozinhe o brócolis no vapor com manteigas e suco de limão e polvilhe com amêndoas tostadas.

Purê de Brócolis: Cozinhe o brócolis no vapor, amasse e adicione creme de leite e parmesão ralado. Sirva com vegetais crus e grelhados.

Salada de Brócolis: Cozinhe o brócolis no vapor, espere esfriar, junte grão de bico, tomate cereja, queijo branco, azeite de oliva e vinagre de vinho tinto.

Creme de Brócolis: Refogue a cebola no azeite, junte os brócolis, caldo de galinha diluída em água (o suficiente para cobrir), deixe cozinhar até ficar macio bata no liquidificador.

Brócolis ao creme e cebola: Em uma saladeira misture o brócolis cru, cebola roxa, maionese, creme de leite, vinagre de maça e mel.

Omelete de Brócolis: Refogue o alho e o brócolis cozidos ao vapor em uma frigideira, adicione os ovos batidos e queijo parmesão.

Brócolis com Frango: Refogue em uma frigideira a cebola, alho, bacon picadinho, brócolis e pedaços de frangos cortados em tiras, junte pimenta do reino e sal.

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Alexandra

    A minha dificuldade é com o brocolis fresco amo de paixão mas aquele que compramos mole como devo fazer ?

    • Gisele Souza

      Você fala o congelado? Se for você só precisa descongelar e aquecer caso goste dele mais firme, se quer mais macio cozinhe um pouco mais, serve fazer no micro-ondas, panela com água ou vapor.

  2. Ola Gisely a unica maneira que eu faço brocolis é junto com arroz .Gostaria de aprender outras maneiras de fazer brocolis…

    • Gisele Souza

      Francely ai no blog tem varias receitinhas da uma olhada e veja se encontra algo que gosta.

  3. Quero agradecer pelas dicas práticas e nutritivas! Vivemos em um mundo em que tempo vale ouro,e devido a correria do dia a dia estamos sempre em busca de algo que facilite nossa vida e no entanto não podemos abrir mão do quesito qualidade,principalmente quando se trata de nutrição e saúde. Parabéns! Boa semana!

  4. Miriam Lima

    Gisele boa tarde não sou uma boa cozinheira, porém meu marido gosta muito de legumes como brocolis e couve-flor até comprei mas não sei como prepara-los gostaria de uma dica. desde já agradeço.

    • Gisele Souza

      Miriam olhe no site tem varias receitas e dicas =D

  5. Amei as receitas com brrócolis, não sabia o que fazer porque não tinha costume de comer este vegetal, agora vou fazer uma receita de cada vez. obrigada. Bjs. Lucia

  6. Tatiana

    Terror? aqui em casa é um filme de amor.. meu pequeno ama “bocoli”… acho lindo… o pratinho todo colorido e o primeiro a ser comido é ele!!! rss desse problema eu naõ sofro com o mais novo. Já com o mais velho… nem batata :(

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.