Donuts Assado

Vocês sempre me pedem  receita de Donuts, mas eu não queria ensinar uma receita igual as que temos por ai vagando na internet, e também tento evitar a fritura ao máximo que posso, então a receita tradicional não me agradava muito e depois de muito tempo testando receitas acabei chegando nessa receita de Donuts Assados que você pode rechear com o que quiser seja geleia de frutas, ganache de chocolate, nutella ou o bom e velho doce de leite, a massa fica super levinha e se ainda quiser pode fazer “pães” maiores para fazer donuts gigantes =D

Obs: Sei que não é uma receita rápida de preparar, mas eu tinha obrigação de compartilhar ela com vocês, não acham? 

4.3 de 8 avaliações

Donuts Assados

Autor: 
Tipo da Receita: Sobremesa
Nivel: Médio
Rendimento: +ou – 25 unidades

Ingredientes
  • 450g Farinha de Trigo (aproximadamente 3 xícaras e ½)
  • 10g Fermento Biológico Seco (ou 2 Tabletes do Fermento Fresco)
  • 10 Colheres (sopa) de Açúcar
  • 2 Ovos
  • ½ Colher (chá) Sal
  • 3 Colheres (sopa) de Manteiga
  • 12 Colheres (sopa) Leite
  • ½ Xícara (chá) de Creme de Leite
  • 250g Chocolate em Barra (usei ao leite, mas pode usar qualquer um)
Instruções
  1. Em uma tigela misture Farinha, Fermento, Açúcar, Sal.
  2. Junte os ovos, o leite morno (em temperatura de mamadeira), e a manteiga derretida (ainda morna) e misture tudo até ficar uma massa lisa e elástica (isso demora uns 5 minutos).
  3. Deixe a massa crescer em um local abafado por pelo menor 30 minutos ou até a massa dobrar de tamanho.
  4. Enfarinhe a mesa e sove a massa adicionando mais farinha até soltar a massa parar de grudar nas mãos. (lembrando que essa farinha é extra, então não esta na receita)
  5. Abra a massa com espessura de 0,5 cm / 1 cm no máximo e corte com ajuda de um cortador de biscoito ou xícara. (você também pode fazer bolinhas com a mão)
  6. Leve para assar em uma forma untada e enfarinhada em forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até o fundo ficar bem douradinho.
  7. Para o recheio derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho maria e misture com o creme de leite até ficar tudo bem misturado e reserve.
  8. Com os Donuts assados e levemente frios (não deixe esfriar muito, mas não tente rechear quente), faça um furo com um canudo e afaste o máximo que conseguir a massa de dentro, abrindo uma cavidade. Coloque o recheio em um saco de confeiteiro com um bico (pequeno), coloque no buraco do donut e aperte levemente puxando para trás até que o recheio comece a vazar e pronto.
  9. Se desejar passe os Donuts em manteiga derretida e depois em açúcar de confeiteiro.
Observações
CONSERVAÇÃO: Lembre-se que estamos fazendo um “pão” sem conservantes ou seja ele deve ser consumido no máximo em 3 dias, depois disso acaba ficando muito seco, duro e com um cheiro forte do fermento. Então guarde em um pote ou saco plástico fora da geladeira, se quiser manter na geladeira aconselho aquecer um pouco no micro-ondas para dar uma leve amolecida.
CONGELAMENTO: Se desejar congele os Donuts assados, mas sem rechear, bem embalados por até 3 meses.
RECHEIO: Use o que desejar, o importante é ser algo cremoso que que possa ser mantido fora da geladeira.
SACO DE CONFEITEIRO: Caso você não tenha o saco de confeiteiro, pode cortar ao meio e passar o recheio com a faca, ou usar uma siringa nova e grande para inserir o recheio.
COBERTURA: Se desejar pode fazer a cobertura de glace ou até banhar em chocolate que também fica ótimo.
FRITAR: Não testei fritar os Donuts, mas acho que talvez seja possível tentar.
Atenção: Como estamos fazendo o Donuts assado ele vai ficar mais seco que o tradicional, por não ter o óleo para dar a umidade, então tente não exagerar na quantidade de farinha, pois quanto mais farinha, mais seco fica.