empadao_de_peru

Sei que todo mundo sempre exagera na hora de fazer a ceia, e sempre sobra muita coisa então resolvi mostrar como reaproveitar as sobras da ceia de natal e transformar em um delicioso e incrível empadão, super recheado e bem molhadinho. Essa sem duvida é a solução perfeita para aproveitar todos os pedacinhos dessas aves (Peru, Chester, Fiesta) deliciosas.

Essa massa podre usa manteiga, mas já ensinei algumas outras receitas com gordura vegetal e até uma semi-integral, então veja qual é a melhor para você, e se quiser fazer com margarina tudo bem, mas procure uma margarina bem cremosa para dar o mesmo efeito da manteiga.

 

 

 

 

 

Empadão de Peru

Autor: 
Tipo da Receita: Lanche
Nivel: Médio
Rendimento: +ou- 5 / 6 fatias

Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de Peru Assado (desfiado)
  • 1 Tomate (s/ sementes)
  • ½ xícara (chá) de Pimentão picado
  • 5 colheres (sopa) de Requeijão
  • ½ xícara (chá) de Alho Poró
  • 2 colheres (sopa) de Molho de Tomate
  • 1 Gema
  • 2 xícaras e ½ (chá) de Farinha de Trigo
  • 100g de Manteiga
  • 4 colheres (sopa) de Água
  • salsinha e cebolinha (a gosto)
Instruções
  1. Comece pelo recheio, em uma panela adicione 1 colher (sopa) de Azeite, o alho poró, tomate picado (s/ sementes), pimentão picado e refogue bem até ficar molinho.
  2. Junte o peru assado desfiado, molho de tomate, corrija a pimenta do reino, sal e adicione o requeijão cremoso, finalize com Salsinha e Cebolinha e deixe esfriar.
  3. Em uma tigela adicione a manteiga gelada em cubinhos, farinha de trigo, gema e um pouco de sal, misture com os as pontas dos dedos até que fique parecendo queijo ralado (veja o vídeo)
  4. Junte a água aos poucos (bem ao poucos mesmo), e vai misturando a massa com as mãos até que a massa fique unida formando uma grande bola de massa.
  5. Deixe descansar na geladeira enrolada em plástico filme por 20 minutos.
  6. Abra a massa bem fininha e acomode em uma forma de 20cm, aperte bem para que fique bem compactada, faça furinhos com um garfo no fundo da massa e adicione o recheio (já frio), abra o restante da massa e cubra o recheio, aperte bem as laterais, retire o excesso de massa.
  7. Pincele uma gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Observações
Peru: Usei o peru pois foi o que sobrou na ceia, porém vocês podem fazer com lombo, pernil, frango, chester ou que quiser.
Manteiga: Se desejar use margarina, mas é importante que ela seja do tipo cremosa e nesse caso recomendo deixar a massa descansando na geladeira por 30 para não derreter já que a margarina é mais molinha.
Forma: Usei uma forma bem pequena com 20 cm, então se quiser dobre a receita do recheio e massa e faça um empadão tamanho família.
Pimentão, Alho Poró, Tomate: Usei esses ingredientes pois estavam sobrando aqui na geladeira, use o que você tiver e gostar.
Gema: A gema ajuda a massa não ficar tão quebradiça então ela é indispensável caso não queira uma massa mega quebradiça.

empadao_de_peru2