Sem duvida sou uma grande consumidora de leite, é com ele que começo meu dia e além de encher minha caneca também faz parte das minhas receitas. Mas como conservar e armazenar melhor o leite  para tirarmos melhor proveito deste alimento tão nutritivo? Veja abaixo como conservar, armazenar e muito mais.

Armazenamento: O leite fechado pode ser armazenado fora da geladeira em local fresco e sem umidade, ao abrir o leite limpe bem a caixa e mantenha na geladeira em sua própria caixa, pois ela foi projetada para manter afastado as bactérias.

Conservação: Para maior durabilidade do seu leite após aberto coloque uma pitada de sal, isso fara com que ele dure muito mais e não se preocupe que essa pitada de sal não ira alterar o sabor.

Congelamento: O Leite pode ser congelado direto na embalagem, mas deve estar bem limpa e deve ser consumido em no máximo 4 meses. Para descongelar coloque no refrigerador ou em temperatura ambiente, se tiver pressa pode colocar na panela com um pouco de leite fresco e esperar voltar ao estado líquidos. Se a gordura se separar basta bater no liquidificador.

Tipos de Leite:

  • Pasteurizado tipo A: Tem grande qualidade de microbiológica e possui todo o teor de gordura original. Deve ser armazenado e transportado sob refrigeração.
  • Pasteurizado tipo B: É extraído de forma mecânica, tem média qualidade microbiológica, possui todo o teor de gordura original. Deve ser armazenado e transportado sob refrigeração.
  • Pasteurizado tipo C: Possui baixa qualidade microbiológica. Deve apresentar no mínimo 3% de gordura e pode ter parte da gordura extraída para fabricação de manteiga, creme de leite, requeijão. Pode ter sido utilizada ordenha manual. Deve ser armazenado e transportado sob refrigeração.
  • Leite ultrapasteurizado (UHT): Submetido ao processo de ultrapasteurização. Pode ser transportado e armazenado em tempe­ratura ambiente e consumido no prazo de 3 meses a partir da data do seu processamento.
  • Leite semidesnatado: Retirada parcial de gordura.
  • Leite desnatado: Retirada praticamente total de gordura.
  • Leite integral: Tratado termicamente; com retirada parcial de água e sem adição de açúcar; indicado para preparações culinárias.
  • Leite em pó: Tratado termicamente, desidratado e de boa qualidade microbiológica, desde que reconstituído com água de boa procedência ou fervida. Pode ser integral ou desnatado.