o que levar de marmita O que posso levar de marmita?

É incrível a quantidade de emails que recebo com essa mesma pergunta: O que posso levar de marmita para o trabalho? Por isso resolvi fazer esse post onde vou tentar dar algumas dicas e relatar um pouco da minha experiência da época que eu precisava levar meu almoço para o trabalho e espero que ajuda alguns de vocês.

No meu antigo emprego eu precisava levar meu almoço, e com eu trabalhava em uma região “Rica” de São Paulo onde meu pobre salário não poderia ser gasto nos poucos “restaurantes chiques” que tínhamos por perto, então levar meu almoço era basicamente uma obrigação, o problema disso é que nem sempre na hora do almoço você tá com vontade de comer aquilo que levou, e teve vezes que eu queria um arroz e feijão, mas tinha levado apenas uma salada e frango grelhado. Por outro lado, levar seu almoço é sempre a opção mais saudável e econômica já que você pode controlar o que vai comer, mas afinal o que vai ficar bom no dia seguinte para levar na marmita?

A primeira coisa que você precisa lembrar é que essa comida sera reaquecida, por isso algumas coisas podem não dar muito certo, como um macarrão penne al dente com pouco molho, pois quando você aquecer provavelmente ele vai ficar mega molenga e seco, então para evitar esse tipo de situação veja algumas dicas que aprendi com essa vida de marmita.

  • Macarrão: Sempre que fizer macarrão (de qualquer tipo) não cozinhe ele muito, deixe ele um pouco firme e adicione bastante molho. Assim quando for reaquecer ele vai terminar de cozinhar e não ficará molenga demais.
  • Frango Grelhado: Tire ele ainda um pouco mal passado e para aquecer diminua a potencia do micro-ondas, assim quando reaquecer ele não vai ficar seco.
  • Arroz e Feijão: Quando fizer sua marmita pense que ao colocar o feijão e arroz juntos o caldo do seu delicioso feijão sera absorvido pelo arroz, e quando for comer não vai ter a mesma graça de quando comemos em casa. Então leve os dois separados, assim você pode aquecer um por vez e depois juntar tudo como você faria em casa.
  • Bife: Infelizmente o bife dificilmente vai ficar igual feito na hora, mas siga a mesma dica do frango grelhado que ajuda a deixar ele “menos ruim”.
  • Frituras: Nunca é uma boa ideia, afinal as frituras são crocantes e ao reaquecer você vai perder toda essa “crocancia”
  • Salada: Nunca leve a salada junto com os outros alimentos, ou você vai precisar ficar separando tudo na hora de aquecer o restante.
  • Ovo cozido: Lembre-se de cortar ele antes de aquecer, ou pode vai explodir dentro do micro-ondas ou na sua cara (como aconteceu comigo).
  • Risotos e Purê de Batata: Para reaquecer um risoto ou purê de batata adicione um pouco de leite aqueça um pouco e misture, ou tudo vai apenas virar uma coisa grudenta e sem graça. Outra opção é deixar o purê mais molinho e o risoto com um pouco de caldo.
  • Hambúrguer: Segue a mesma ideia do frango grelhado, tire ele um pouco mal passado para que termine o processo quando reaquecer

Leve sem medo: Aposte em alimentos com molhos como uma carne de panela, frango com molho, almondegas, ovo e etc, pois como tem a umidade do molho isso ajuda a não ressecar quando for reaquecido. Outra ideia para os amantes de batata (como eu) é levar batatas assadas, cozidas ou souté, e para quem não tem muito tempo um bom omelete acompanhado de legumes cozidos sempre pode fazer parte de uma boa refeição.

Cuidado: Tem algumas coisas que temos que ter um certo cuidado como os peixes, já que eles possuem um cheiro forte e podem deixar não só o micro-ondas com mal cheiro mas também a geladeira. Mas se for levar peixes aposte nos que tenham molho para que não ressequem.

Como levar: Eu costumava levar tudo basicamente separado, em um pote tinha o frango grelhado, legumes e o arroz, em outro o feijão, em outro a salada, porém eu tinha como montar o prato tranquila na cozinha, então levava tudo em uma bolsinha que ficava na geladeira junto com 1 fruta e uma garrafinha de suco. Mas quando eu tinha que levar algo com molho vermelho o truque era levar em um pote “laranja” para que ele não ficasse todo manchado ou pelo menos não aparenta-se estar.

Sobremesa: Provavelmente você pode querer um doce depois do almoço, uma coisa que eu sempre fazia era preparar um pote de gelatina e deixar na geladeira do escritório, mas claro que algo assim precisa ser comunitário ou deixar bem escondido com sua marmita, se não você pode acabar ficando sem sua sobremesa. Mas essa é uma boa opção para quem não quer sair da dieta e se jogar nos chocolates escondidos dentro da gaveta do amigo do escritório.

Emergência: Pode parecer meio estranho mas tinha uma colega de trabalho que muitas vezes não levava comida e ela tinha sempre um kit emergência para o almoço, como miojo, cup noodles, lasanha ou qualquer outra coisa congelada de micro-ondas que pudesse ser deixado no freezer do escritório, e claro que ela ainda mantinha um pacote de bolachas, iogurtes e outras coisinhas para alguma emergência (hehehe). Mas claro que isso só era possível porque no escritório tinham apenas 3 funcionários então não tinha como nada sumir misteriosamente, como acontece geralmente nas geladeiras do trabalho.

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Gisele, adorei o post. No momento não estou mais trabalhando, pois decidi me dedicar a concursos…Mas quando eu trabalhava em uma agência bancária, levava marmita e era muito engraçado. Primeiro porque sou muito fresca para comer, quase não como carne vermelha, e não como mais um monte de coisa também! Era minha mãe quem fazia minha comida (que era o jantar do dia), e (tadinha, tentava sempre me agradar) cada dia era uma surpresa! Às vezes, ela botava tanta comida no pote que só te ver aquela montanha no prato ao esquentar eu perdia a fome!!!! Uma coisa que acho que dava certo de levar era torta, essas de liquidificador mesmo, com recheio de espinafre, cenoura, etc…Quanto ao que você falou sobre a comida sumir, eu passei por situações bizarras! Uma vez, levei a marmita mas acabei não comendo, aí no dia seguinte, eu ia ter que jogar fora (pois era peixe), quando fui ver tinham comido o peixe da minha marmita!!! Também cansei de levar iogurte e alguém tomar, me dava uma raiva, e olha que nem tinha tanta gente assim lá! Quanto ao peixe, sugiro que não levar pois fica um cheiro no ambiente e no microondas, e aí todo mundo fica perguntando quem é que levou peixe, hhehehehe!!! Eu morria de vergonha!

    • Gisele Souza

      Hahahaha tortas são ótimas opções também, até porque para acompanhar uma salada é perfeito. Eu tb ficava brava com as pessoas que levavam peixes hehehhe…

  2. Ei Gisele, postagem excelente! Sempre eu trago comida pro trabalho também, mas somos só 3 pessoas (e uma delas é o chefe, que tem horário instáveis) então nunca passei por nada desagradável, hehe. Valeu pelas dicas ^_^

  3. Oi Gisele! Sempre acompanho pela fan page no facebook com a minha fan page que chama Caminhando na Arte,
    Eu levo marmita para o trabalho e gostei da dica do pote laranja para algo com molho vermelho. O meu pote é branco e por mais que eu lave fica manchado e quando chego em casa tenho que dar um trato nele. Trabalho em uma secretaria de saúde e de vez em quando iogurtes, frutas e refrigerantes somem da geladeira. Obrigada pelas ótimas dicas. Bjs.

    • Gisele Souza

      Sumir as coisas da geladeira é comum no trabalho, coloca dentro de uma bolsinha escondido afinal o que os olhos não veem o estomago não sente né?

    • Renata Lacerda Moreira

      Oi Jussara, uma dica sobre os potes que plásticos, é sempre lavá-los com a parte amarela da esponja pois a parte mais áspera da esponja faz “microfissuras” no plástico, fazendo com que os restos de alimentos se fixem ali e consequentemente bactérias e mal cheiro. Mas isso só vale para os potes novos, pois os velhos já não têm mais jeito! =)

    • Renata Lacerda Moreira

      Oi Jussara, uma dica sobre os potes de plástico, é sempre lavá-los com a parte amarela da esponja pois a parte mais áspera da esponja faz “microfissuras” no plástico, fazendo com que os restos de alimentos se fixem ali e consequentemente bactérias e mal cheiro. Mas isso só vale para os potes novos, pois os velhos já não têm mais jeito! =)

  4. Ótimas dicas, ainda bem que não levo mais marmitas, mas quando eu levava gostava muito de levar tortas, panquecas e lasanhas que eu revezava nas carnes e complementava com legumes pra não ficar hipercalórico.

  5. Claudinha

    Oi, Gisele! Acompanho o blog já há algum tempo, nunca comentei, mas já aproveitei muuuuuuitas dicas!
    Super me identifiquei com os dramas de marmiteira, estou há alguns meses nessa vida, primeiro para economizar e segundo pq as opções na minha cidade acabam sempre em marmitex que vem um absurdo de comida… e para não desperdiçar preferi levar a refeição pronta de casa.
    Sou fã de macarrão, omelete e panqueca recheada pra essa situação, mas sofro quando tenho que levar frango… não sei pq mas o frango sempre fica com um sabor estranho no dia seguinte, vc tem alguma dica para isso???

    Bjimmm

    • Gisele Souza

      Claudinha eu não indico por cebola no frango ou até mesmo no arroz que ela azeda fácil, mas realmente frango filé e bife não fica aquela maravilha no dia seguinte viu, e eu sofria mto com isso tb, o esquema era apelar para frango cozido com batata, carne moída com batata e vagem essa coisas assim.

  6. Priscila Lopes

    Gisele, faça um post com a mesma ideia, mas falando sobre congelamento =) Levo marmita, mas não tenho tempo de cozinhar todo dia, então, pego o fds e faço tudo e congelo. Me ajuda, vai? rs

    Bjão

    • Gisele Souza

      Priscila é basicamente a mesma coisa, da uma olhada nos post sobre congelamento pra vc saber o que não deve congelar =D

  7. Adriana

    Oi Gisele , gostaria que voce desse umas dicas para lanche, meu filho leva lanche para comer no transporte de volta para casa, gostaria da suas super dicas. Obrigada.

  8. Livia

    Minha dica em relação ao frango pro dia seguinte: nunca guarde ele com o osso, se possível destrinche, jogue fora os ossos e leve a carne apenas no dia seguinte, o gosto esquisito não aparece (ou aparece menos).

  9. Oi Gisele… Estou com serio problema… Vou levar marmita e adorei a idéia de o que levar pra facilitar…. me ajuda ai o que levar para o dia inteiro de trabalho.. saio de casa as 5:30 e só chego em casa as 23:00 porque do serviço vou direto pra faculdade… Não tenho dinheiro pra ficar comendo fora todos os dias… Que sugestão vc me daria?

    • Gisele Souza

      Olha Elaine, eu levaria frutas para o lanche da tarde e antes da faculdade um sanduíche nutritivo para dar mais sustança, mas o importante é levar coisas que você goste e que vão te manter satisfeita.

  10. KArol

    Oi, Gi

    O meu problema é que eu preciso levar almoço pra facul, lá até tem onde esquentar, mas não tem geladeira. então fico com medo de levar comida e azedar. =/

    • Gisele Souza

      Karol depende do que vc levar e o tempo =D Mas recomendo vc ir pros sanduiches saudaveis que podem te ajudar =D

  11. Milena Mello

    Em vez dos potes plásticos, sempre uso potes de vidro, dá pra esquentar a comida neles, não ficam amarelados ou com cheiro ruim. Deixo os potes de plástico apenas para saladas e frutas.

    • Gisele Souza

      O problema é que são pesados, tb gosto de usar vidro, mas pra quem usa transporte publico não da mto certo.

  12. meu esposo sai as 6:30 da manhã e so come de 12:30 ou de 13:00 oque vc pode mim sugerir pra ele leva pois só leva macarrão com frango ou carne assada em tira ou arroz por favor mim ajude

    • Gisele Souza

      Lilian da uma olhada no blog que tem varias dicas. Procure como rmmarmita ;)

  13. miriam miranda

    oi Gisele Souza, muito legal as suas dicas, vou por em pratica, obrigada

  14. CARINE

    Eu prefiro a comidinha bem fresquinha então acordo bem cedinho por volta das 5:20 e começo a preparar pelo menos o arroz e o frango ou carne e o macarrao tambem geralmente … só uso do dia anterior o feijao mesmo…

  15. Felipe

    Olá Gisele, é melhor manter o ovo cozido com casca, ou não tem problema deixá-lo sem casca até a hora da refeição?

    • Gisele Souza

      O melhor é com casca Felipe se for demorar mto para comer, de um dia para o outro não tem problema. Mas como falei na marmita não aconselho hehehehe =D

  16. risetherafael

    oi, eu gostaria de saber quanto tempo o arroz, feijão e uma carne podem ficar fora da geladeira sem estragar. obs: essa comida será reaquecida. obrigado pelo ótimo post (=^.^=)

  17. Tati Pádua

    Gisele adorei o seu post!!! Dicas muito valiosas!!! Obrigada, beijos

  18. Simone

    Gisele, adorei o blog, vim buscar uma sugestão de mistura para marmita para minha filha e vou deixar uma dica para lavar as marmitas de plástico, uso vinagre branco, tira o cheiro, a oleosidade e também quando tem molho não deixa manchas avermelhadas. Bjs

  19. Gisele muito legal seu post, e realmente marmita é mto melhor do que comer em restaurante, onde a comida quase sempre é de um dia para o outro e misturam com a do dia… eca … mas … a comidinha caseira sempre vence, mesmo que seja arroz feijão e uma salada de tomate … e claro o famoso ovinho rss, da pra “fritar” no micro-ondas, fica bom,acho que fica ate melhor do que frito, por que não leva gordura ( é so furar a gema pra não explodir dentro do micro) … Olha, e sobre deixar a sobremesa na geladeira rss.. isso acontece nas melhores empresas kkkk, sobre o pote de plástico ficar manchado pelo molho, coloca um pouco de agua com detergente e 30 seg no micro, ajuda bastante a sair …
    Parabéns … bjsss

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.