o_que_levar_de_marmita

É incrível a quantidade de emails que recebo com essa mesma pergunta: O que posso levar de marmita para o trabalho? Por isso resolvi fazer esse post onde vou tentar dar algumas dicas e relatar um pouco da minha experiência da época que eu precisava levar meu almoço para o trabalho e espero que ajude alguns de vocês.

No meu antigo emprego eu precisava levar meu almoço, e com eu trabalhava em uma região “Rica” de São Paulo onde meu pobre salário não poderia ser gasto nos poucos “restaurantes chiques” que tínhamos por perto, então levar meu almoço era basicamente uma obrigação, o problema disso é que nem sempre na hora do almoço você tá com vontade de comer aquilo que levou, e teve vezes que eu queria um arroz e feijão, mas tinha levado apenas uma salada e frango grelhado. Por outro lado, levar seu almoço é sempre a opção mais saudável e econômica já que você pode controlar o que vai comer, mas afinal o que vai ficar bom no dia seguinte para levar na marmita?

A primeira coisa que você precisa lembrar é que essa comida sera reaquecida, por isso algumas coisas podem não dar muito certo, como um macarrão penne al dente com pouco molho, pois quando você aquecer provavelmente ele vai ficar mega molenga e seco, então para evitar esse tipo de situação veja algumas dicas que aprendi com essa vida de marmita.

  • Macarrão: Sempre que fizer macarrão (de qualquer tipo) não cozinhe ele muito, deixe ele um pouco firme e adicione bastante molho. Assim quando for reaquecer ele vai terminar de cozinhar e não ficará molenga demais.
  • Frango Grelhado: Tire ele ainda um pouco mal passado e para aquecer diminua a potencia do micro-ondas, assim quando reaquecer ele não vai ficar seco.
  • Arroz e Feijão: Quando fizer sua marmita pense que ao colocar o feijão e arroz juntos o caldo do seu delicioso feijão sera absorvido pelo arroz, e quando for comer não vai ter a mesma graça de quando comemos em casa. Então leve os dois separados, assim você pode aquecer um por vez e depois juntar tudo como você faria em casa.
  • Bife: Infelizmente o bife dificilmente vai ficar igual feito na hora, mas siga a mesma dica do frango grelhado que ajuda a deixar ele “menos ruim”.
  • Frituras: Nunca é uma boa ideia, afinal as frituras são crocantes e ao reaquecer você vai perder toda essa “crocância”
  • Salada: Nunca leve a salada junto com os outros alimentos, ou você vai precisar ficar separando tudo na hora de aquecer o restante.
  • Ovo cozido: Lembre-se de cortar ele antes de aquecer, ou pode explodir dentro do micro-ondas ou na sua cara (como aconteceu comigo).
  • Risotos e Purê de Batata: Para reaquecer um risoto ou purê de batata adicione um pouco de leite aqueça um pouco e misture, ou tudo vai apenas virar uma coisa grudenta e sem graça. Outra opção é deixar o purê mais molinho e o risoto com um pouco de caldo.
  • Hambúrguer: Segue a mesma ideia do frango grelhado, tire ele um pouco mal passado para que termine o processo quando reaquecer

Leve sem medo: Aposte em alimentos com molhos como uma carne de panela, frango com molho, almondegas, ovo e etc, pois como tem a umidade do molho isso ajuda a não ressecar quando for reaquecido. Outra ideia para os amantes de batata (como eu) é levar batatas assadas, cozidas ou souté, e para quem não tem muito tempo um bom omelete acompanhado de legumes cozidos sempre pode fazer parte de uma boa refeição.

Cuidado: Tem algumas coisas que temos que ter um certo cuidado como os peixes, já que eles possuem um cheiro forte e podem deixar não só o micro-ondas com mal cheiro mas também a geladeira. Mas se for levar peixes aposte nos que tenham molho para que não ressequem.

Como levar: Eu costumava levar tudo basicamente separado, em um pote tinha o frango grelhado, legumes e o arroz, em outro o feijão, em outro a salada, porém eu tinha como montar o prato tranquila na cozinha, então levava tudo em uma bolsinha que ficava na geladeira junto com 1 fruta e uma garrafinha de suco. Mas quando eu tinha que levar algo com molho vermelho o truque era levar em um pote “laranja” para que ele não ficasse todo manchado ou pelo menos não aparenta se estar.

Sobremesa: Provavelmente você pode querer um doce depois do almoço, uma coisa que eu sempre fazia era preparar um pote de gelatina e deixar na geladeira do escritório, mas claro que algo assim precisa ser comunitário ou deixar bem escondido com sua marmita, se não você pode acabar ficando sem sua sobremesa. Mas essa é uma boa opção para quem não quer sair da dieta e se jogar nos chocolates escondidos dentro da gaveta do escritório.

Emergência: Pode parecer meio estranho mas tinha uma colega de trabalho que muitas vezes não levava comida e ela tinha sempre um kit emergência para o almoço, como miojo, cup noodles, lasanha ou qualquer outra coisa congelada de micro-ondas que pudesse ser deixado no freezer do escritório, e claro que ela ainda mantinha um pacote de bolachas, iogurtes e outras coisinhas para alguma emergência (hehehe). Mas claro que isso só era possível porque no escritório tinham apenas 3 funcionários então não tinha como nada sumir misteriosamente, como acontece geralmente nas geladeiras do trabalho.