Eu amo o Natal, afinal é quando tem Panetone em todos os lugares! Mas cada dia eles estão mais e mais caros e por isso hoje quero te ajudar e mostrar como fazer um Panetone de Liquidificador sem sova, você pode fazer chocotone também! Fica uma delicia e é muito fácil!

Panetone de Liquidificador – Panetone Sem Sova!

Autor: 
Tipo da Receita: Massa
Nivel: Fácil
Rendimento: 2 Unidades de 500g

Ingredientes
  • 250ml de Água
  • 125g de Manteiga / Margarina 70% lipídios)
  • 2 Colheres (sopa) de Leite em Pó (opcional)
  • 3 Gemas
  • 100g de Açúcar
  • 1 Colher (chá) de Sal
  • 1 Colher (chá) de Essência de Panetone
  • ½ Colher (sopa) de Fermento Biológico (seco)
  • 450g de Farinha de Trigo (+OU- 3 xícaras (chá)
  • 1 xícara (chá) de Frutas Cristalizadas
  • 1 xícara (chá) de Gotas de Chocolate
  • 1 Colher (sopa) de Manteiga (para finalizar)
Instruções
  1. No liquidificador coloque a água morna, manteiga derretida, gemas, açúcar e sal e bata por 3 minutos.
  2. Coloque em uma tigela e junte a essência de panetone, fermento biologico seco e a farinha de trigo aos poucos e mistura até não ter mais grumos de farinha.
  3. Com uma colher de pau misture a massa vigorosamente por 5 minutos, cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos e misture novamente vigorosamente por mais 5 minutos.
  4. Divida a massa em 2 partes iguais e em uma parte adicione as frutas e na outra metade as gotas de chocolate e misture bem!
  5. Coloque em forminhas de panetone e deixe crescer em um local bem quentinho e abafado até que a massa atinja o topo da forma! Isso pode demorar 40 minutos ou 2 horas!
  6. Assim que a massa atingir o topo da forma, coloque um pedacinho de manteiga e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até você bater com os dedos e ouvir um som oco.
Observações
Farinhas: Nenhum teste foi feito com outras farinhas!
Dourou Rápido: Ficou dourado muito rápido, cubra com papel alumínio e continue assando.
Forma: Se não tiver forma de panetone use uma forma de bolo inglês bem untada e enfarinhada.
Frutas Cristalizadas: Eu usei frutas e uvas passas, mas pode fazer como quiser, só não exagere!
Conservação: Esse é um panetone caseiro sem os aditivos da indústria por isso sua duração não é tão longa, assim como qualquer pão caseiro consuma no máximo em 3 dias. Mas se quiser congele por até 3 meses se bem embalado. Ou na geladeira consumir em 10 dias.
Úmido e Fofinho: Para manter ele úmido e fofinho por mais tempo, mantenha sempre fechado em um saquinho plástico.
Essência: Se não tiver, troque por essência de baunilha + raspas de limão e laranja.
Melhorador de Pão: No mercado existe um produto que vem em um saquinho (igual o de fermento seco) que chama Melhorador de Pão ou Melhorador de Farinha, se você achar é legal usar para deixar a massa mais fofinha e úmida, eu uso 1 colher (chá) para cada 500g de Farinha.
Lecitina de Soja: Se você olhar na lista de ingredientes do Panetone Industrializado eles usam esse ingrediente e ele pode ser comprado em lojas de confeitaria ou mercadão, esse produto serve para seu Panetone ficar como os industrializados ou seja bem úmido e fofo por mais tempo, se achar e quiser usado coloque 1 colher (chá) para cada panetone de 500g.
Glicerina bi-destilada: Esse ingrediente ajuda a reter a umidade também, então Panetone mais úmido como os industrializado. Para essa receita ele recomendou usar 1 colher de (sopa), ok? Ah! Mas é importante saber que a Glicerina usara aqui é a comprada em lojas de confeitaria e não na farmácia, ok?