Eu amo pão de milho, ele me lembra quando era adolescente e trabalhava em uma banca de jornal em frente a uma padaria e eu sempre guardava as moedas que ganhava de caixinha para comprar essa delicinha no fim do dia para tomar café da tarde! E como o dinheiro era pouco eu levava na bolsa uma garrafinha de café, faquinha e margarina e esse era meu café da tarde de todos os dias no meio das revistas, quadrinhos da turma da mônica e musica no walkman (sim gente sou dessa época)! E hoje quero mostrar como fazer esse pãozinho na sua casa para ter sempre que quiser e ainda escolher se você é time Erva Doce ou Sem Erva Doce! (Eu sou time erva doce hehe).

Pão de Milho Caseiro Fofinho

Autor: 
Tipo da Receita: Lanche
Nivel: Fácil
Rendimento: 1 Pão de 500g

Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo (245g)
  • 1 xícara (chá) de Fubá Mimoso (130g)
  • ¼ xícara (chá) de Açúcar (46g)
  • 5g de Fermento Biológico Seco
  • 60mls Óleo
  • ½ colher (chá) de Sal (8g)
  • 200ml de Água (ao poucos)
  • ½ colher (chá) de erva doce (3g) – opcional
Instruções
  1. Em uma tigela coloque a farinha de trigo, fubá mimoso, açúcar, fermento biológico seco e misture muito bem. Junte o óleo, sal, e a água morninha aos poucos até conseguir uma massa que de para modelar, mas que não grude muito nas mãos.
  2. Trabalhe na tigela mesmo só para misturar, cubra a massa com plastico filme e deixe descansar por 10 minutos em local quente e abafado para ativar o fermento.
  3. Na hora de sovar a massa você pode adicionar a erva doce se quiser e ai sove a massa por 20 minutos até ficar uma massa lisinha e elástica e se estiver grudando pode ou por mais farinha na bancada ou untar com óleo a bancada e as mãos.
  4. Coloque a massa em uma tigela e cubra com o plástico filme e deixe crescer por 40 minutos ou até que dobre de volume. Sempre deixe em local quentinho e abafado como o seu forno com a luz acessa ou se estiver frio pode por a massa no forno e junto uma tigela com água fervente para deixar mais quentinho.
  5. Pegue a massa e divida ela em 3 partes iguais, modele 3 bolinhas e coloque em uma forma de bolo inglês bem untada e de uma leve achatadinha com as pontas dos dedos e deixe crescer por mais 40 minutos ou até chegar no topo da forma.
  6. Pincele uma clara e polvilhe fubá, e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho e quando bater com o nós dos dedos ouvir um som oco.
Observações
FUBÁ: O usado é o mais fininho conhecido como mimoso, mas dependendo a sua região pode ter outro nome.
FERMENTO: O usado é o seco, mas pode usar o fresco se quiser nesse caso use 2 tabletes para essa receita!
ÓLEO: Pode trocar por manteiga derretida ou azeite!
SEM GLÚTEN: Nenhum teste foi feito!
ERVA DOCE: É opcional viu!