pao de queijo facil 600x400 Pão de Queijo Fácil

Quem resiste a um pão de queijo quentinho e feito em casa? Acho que esse amor pelo pão de queijo esta em nosso código genético, mesmo que ele tenha origem Mineira é paixão nacional (deveria ser o mascote da copa hehe) e não tem quem resista a essa delicia Brasileira. Como já morei em Minas Gerais tive o privilegio de comer deliciosos pães de queijo assado em forno a lenha, mas fazer a versão tradicional é um pouco complicada. Mas claro que eu fui atrás de uma receita fácil e com poucos ingredientes para que qualquer um consiga fazer. Veja abaixo a vídeo receita e a receita completa.

Obs: Caso não esteja visualizando o vídeo em seu email clique aqui.

4.5 from 10 reviews
Pão de Queijo Fácil
 
Ingredientes
  • 150g Queijo Ralado
  • 150g Queijo Mussarela (Ralada)
  • 250g Polvilho Doce
  • 1 Lata de Creme de Leite (s/ soro)
Instruções
  1. Retire o soro do creme de leite e reserve.
  2. Em um recipiente misture os queijos o polvilho doce e o creme de leite.
  3. Usando as mãos amasse bem até ficar uma massa homogenia e que não grude na mão (isso demora uns 15min).
  4. Faça bolinhas e disponha em uma forma untada com manteiga e leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até dourar.
Observações
ATENÇÃO: Não use creme de leite light ou de caxinha, ele precisa ter pelo menos 25% de gordura e não ter soro. Caso queira congelar faça bolinhas coloque em uma assadeira e leve ao congelador, assim que estiverem congeladas transfira para um saco zip. Se desejar apenas manter na geladeira faça as bolinhas e guarde em um pote bem fechado ou já na assadeira coberta com plastico filme. O Polvilho doce deixa o pão de queijo mais cremoso e o polvilho azedo faz ele crescer mais e ficar mais sequinho além de deixar um gosto mais azedo no pão de queijo.

Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Raíssa

    Esse pão de queijo parece ser divino!

    • Gisele Souza

      Eh maravilhoso mesmo =D

  2. Cristina Mauricio

    ola Gisele
    podemos usar os dois polvilhos na receita? metade azedo e metade doce?
    bjs

    • Gisele Souza

      Eu só testei a receita com o doce, só testando para saber como vai ficar.

  3. solange

    sempre fiz pão de queijo + ñ com creme de leite então resolvi fazer o teste não e mesmo que fica bom de +

  4. Ei, eu fiz essa receita sabado, masss… achei que 150g de queijo ralado foi mto, o gosto ficou mto forte. Aconselho colocar só 50g pra dar um gostinho. Bjoss

  5. Liliana

    Olá! gostaria de saber qual queijo você usou, um eu vi que é a muçarela e o outro queijo?

    Gosto muito das receitas do seu canal, e como moro sozinha já fiz diversas receitas por causa da quantidade que é ideal !

    • Gisele Souza

      Oi Liliana como dito no vídeo e na receita do post é o queijo ralado de saquinho que usamos pra macarronada mesmo =D Soh tenta comprar algum mais grossinho pq tem uns que parece areia de tão fininho.

  6. Oi gisele,gostaria de saber se eu congelar as bolhinhas quanto tempo em media devo consumir????

    • Gisele Souza

      Yasmin como falado ai na receita pode congelar por até 3 meses.

  7. ALDAÍRES ALVES

    olá Gisele, adorei descobrir esse site, adoro cozinhar tenho vários livros de receita, inclusive coleciono.Voce já lansou algum? bjs

    • Gisele Souza

      Não tenho livro físico ainda, estou com um projeto de ebook vamos ver quando ele sai, ai posso pensar em algo impresso =D

  8. que delicia!!!
    Ficou melhor do que os de padaria!

    • Gisele Souza

      Ter ele quentinho em casa é tudo de bom neh.

  9. Garota, que receita é essa?! Fiz hoje para meu marido, não sobrou nem migalhas, eu que nao gosto de pão de queijo tive que comer uns 3 hahaha

    Amei a receita especialmente as observaçoes sobre congelamento, tudo muito completo.
    parabens pelo site e pelas receitas. Muito sucesso pra ti :)

    • Gisele Souza

      Obrigada Erika, e como assim menina vc não gosta de pão de queijo heheheheheh…. Fico feliz que o meu você gostou =D

  10. Adoreiiiiiiiiiiiiii !!! Agora queria saber se reduzindo a quantidade de queijo ralado iria alterar muito, porque achei que ficou um pouquinho salgado.

    Bjos

    • Gisele Souza

      Pode reduzir sim, ou tenta outra marca, pois já fiz com algumas que são mais salgadas mesmo, principalmente aqueles queijos bem fininhos. o Ideal são os mais grossos.

  11. Olá, sou português mas gosto muito das receitas brasileiras, e sou fã de pão de queijo, vi várias receitas mas resolvi experimentar essa, em termos de sabor ficou bom, mas tive uns quantos problemas, tentei saber o que era o creme de leite um amigo brasileiro disse-me que é o que aqui em Portugal chamamos de natas, cá não vêm em lata mas sim em pacote e cada pacote tem 200ml, não sei se é esta a quantidade, mas notei que depois de vir do forno estava muito gorduroso.

    Outra questão, é necessário colocar fermento? pois na receita que você mostra não diz, mas ao colocar no forno as bolinhas começam a derreter e ficam como se fosse bolachas, não sei o que fiz errado mas segui toda essa receita, a única coisa que coloquei diferente foi o queijo, utilizei um queijo português (Queijo da ilha curado)

    Obrigado, e parabéns pelas suas maravilhosas receitas.

    • Gisele Souza

      Olá Pedro, como nunca usei esses produtos fica difícil te dizer o que deu errado, pode ser o creme de leite (nata), pq aqui o de lata tem só 25% de gordura então pode ser isso, ou o queijo que também pode fazer diferença. Agora também tem a questão do polvilho que no caso é usado o doce, mas também existe o azedo então não tem como saber o que deu errado já que tudo é diferente por ai. Mas pão de queijo brasileiro não usa fermento.

  12. Matheus

    tive dificuldades com o creme de leite sem soro, pq nao sei onde vende, achei um video ensinando como tirar o soro do creme de leite normal espero que ajude o pessoal.
    http://www.youtube.com/watch?v=k3WFch7s_pQ

    • Gisele Souza

      Matheus é exatamente isso, vc vai tirar o soro do creme de leite de lata. É só vc deixar gelando por 3 horas na geladeira ou por 30 minutos no freezer, abrir a lata e com uma faca ou colher afastar o conteúdo e deixar cair o soro que vai ser uma “água” suja bem rala” Veja aqui: http://www.youtube.com/watch?v=XvczD0CJBQU

  13. Rende quantas porções?

    • Gisele Souza

      Vai depender do tamanho que você fizer. Mas deve render pelos menos uns 15 ou 20

  14. Deise Vicentin

    Essa receita já entrou pra minha lista de próximas tentativas!!! Descobri teu blog hoje por meio do teu canal no YouTube e confesso que adorei! Tem várias receitas que quero tentar…

    Beijos…e continue postando receitas deliciosas!

  15. Mariana

    Oi Gi! eu queria saber quantas bolinhas (médias) rendem essa receita

    bjs

    • Gisele Souza

      Deve render umas 20 no máximo Mariana, não tenho mta certeza mas rende bem a massa =D

  16. Mary

    Fiz a receita e ficou maravilhoso! A receita é otima, alem de rapido é delicioso! Parabens e Obrigada!

  17. Daiane

    Fiz com o creme de leite (de caixinha com soro e 17% de gordura) q tinha em casa, e polvilho cetim doce, ficou muito bom…como ñ coloquei muito parmesão ralado, faltou um pouquinho de sal, mas igualmente gostoso! Vale a pena ir testando com o que se tem em casa, mas claro, com uma certa noção do que se está fazendo! bjus sou sua fã!

  18. Essa receita é excelente!! Fiz ralando o queijo parmesão, seguindo todas as medidas e ficou excelente a cor e o sabor dos pãezinhos!!! Eles cresceram mas achei pouco… será que se colocasse um pouco de fermento em pó ajudaria ou vai atrapalhar? Se ajudar, quanto mais ou menos eu coloco? Parabéns pelos vídeos e pelo site que são maravilhosos!! =D

    • Gisele Souza

      Felype ele não cresce muito mesmo, mas o fermento eu já coloquei pra testar e não ajudou em nada.

  19. Vaneide

    Oi, Gisele! Sempre fiz pão de queijo com polvilho doce, mas a minha receita é muito trabalhosa. Vou fazer esta, parece fácil e gostosa! Depois te falo!

  20. jhooselin

    ola Gisele, gostaria de saber se posso usar só mussarela sem o queijo parmesão?

    • Gisele Souza

      Precisa testar, eu não sei o que vai acontecer já que nunca fiz assim.

  21. Olá, amei a facilidade da receita, só achei trabalhoso ficar amassando com a mão mas fora isso muito fácil. Tive o mesmo problema que o amigo de Portugal comentou acima, o pão de queijo depois de colocado no forno achatou e ficou feinho porém o sabor ficou ótimo. O que será que fiz errado para as bolinhas terem achatado, segui a receita certinho a única diferença é que eu tinha 100 g de queijo ralado grosso em vez de 150g, e tinha 200g de mussarela ao invés de 150g, será que foi essa alteração ou foi a temperatura do forno? Em qual temperatura é ideal para assar? Obrigada.

    • Gisele Souza

      É difícil saber o que due errado, ainda mais usando ingredientes diferentes do que temos aqui no Brasil, pelo que entendi ai só tem creme de leite freso, isso significa que tem mais gordura, pode ser isso. A quantidade de queijo pode ser um fator tb, as como falei não tem como saber sem estar ai vendo.

  22. Oi Gisele, eu não sou de Portugal não, eu sou do Brasil, e usei o creme de leite de lata normal, tirei o soro certinho, usei polvilho doce, tudo como na receita, só mudei os queijos e deixei o forno pré aquecer mas acho que coloquei na temperatura alta para aquecer pode ter sido isso, depois abaixei um pouco o fogo. Só citei o amigo de Portugal porque o problema com o pão de queijo dele parece ter sido o mesmo. Obrigada por me responder.

    • Gisele Souza

      Siga sempre a temperatura indicada nas receitas, porém da mesma forma pode ser varios fatores como a quantidade de queijo, comigo já aconteceu isso também e muitas vezes desconfio que o queijo era muito mais gordura do que o normal, e a qualidade do queijo ralado também não era muito boa, então procure queijo ralado de boa qualidade (uso vigor), tente novamente e veja se resolve o problema.

  23. Muito obrigada querida, vou tentar e depois posto se deu certo! Obrigada! Abraço! Entra lá no meu blog, lá também tem algumas receitas. Beijo!

  24. Oi querida, dessa vez deu certo! Muito obrigada pela receita! Ficou lindo e delicioso! Acho que o problema era a temperatura, deixei o forno aquecendo a 180 graus e depois assei nessa mesma temperatura por 25 minutinhos e eles ficaram douradinhos! Você já tentou substituir a mussarela por queijo prato ou cheddar? Será que dá certo?

    • Gisele Souza

      Teve pessoas que mudaram e deu certo sim =D

  25. ana carolina

    gisele, moro em Dublin, e aqui não tem queijo parmesão. posso substituir por qual queijo ? provolone, gouda ?

    • Gisele Souza

      Ana precisa testar eu nunca fiz com outros =D Tente achar um parecido.

  26. Lidi

    Oi Gisele, descobri o blog a pouco tempo e adoro.
    Gostaria de saber se posso substituir os queijos usados nessa receitas por queijo coalho?
    Obrigada, Beijos.

    • Gisele Souza

      Lido como nunca fiz assim não sei te dizer o que vai acontecer.

  27. Hemilly

    Achei que ficou com o gostinho do creme de leite, talvez se eu tivesse colocado o queijo parmesão! usei um queijo caseiro que minha tia faz na fazenda mesmo, parece ricota. E usei os dois polvilhos, ficou ótimo, deu um cheirinho de pão de queijo de padaria! No então achei que ficou muito bom, com um doce de leite então…!

  28. Cecicle Flores

    Quantos paes de queijo? Se dobro na quantidade tenho que adcionar 2 lata de creme de leite? Muito abrigada

    • Gisele Souza

      Se VC dobrar então deve dobrar toda a receita.

  29. nilza nunes da motta

    Gente …de todas as receitas que fiz até hoje esse sem dúvida foi o mais fácil e o melhor…adorei

  30. Gilberto

    Olá…essa receita é pratica e fica ótimo o pão de queijo. Eu fiz com creme de leite mas outro dia, como não tinha o creme de leite, substituí por requeijão…ficou muito bom também! Fica a dica!

    • Gisele Souza

      Eita vou tentar para ver no que da =D

  31. caramba o que e isso pão de queijo e tudo de bom eu adorooooo

  32. pão de queijo e tudo de bom eu adoroooo

  33. Gabriele Maia

    Muito Bom!

  34. rosiane

    adorei sua receita prática e rápida pelo que eu assisti no vídeo, com certeza vou tentar fazer. Eu e minha filha amamos pão de queijo e se der certo volto e te falo. Bjukinhas!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  35. rosiane

    eu e minha filha amamos pão de queijo, vou tentar fazer e se der certo retorno para lhe falar. Bjukinhas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Gisele Souza

      Volta sim =D

  36. Nao gostei pois vc nao sabe dar outra dica a nao ser essa vc tem que aprender a misturar fazer com outros ingredientes pois as pessoas te fazem pergunta e vc nao sabe responder

    • Gisele Souza

      Priscila isso daqui não é uma escola de culinária, eu passo as coisas que aprendi e testei, seria muito irresponsabilidade falar que da pra fazer de forma x sendo que eu não testei, até pq é impossível testar todas as variações que vocês querem fazer, pois vocês nunca querem fazer a receita como ensinada, ai fica complicado, né? O ideal sempre é achar uma receita do jeito que você quer e não ficar mudando.

  37. Oi, Gisele! Ainda não fiz o pão de queijo, mas tenho certeza de que deve ficar uma delícia! Adoro receitas fáceis! Obrigada por postar ;)

  38. marcia

    GISELE,MEU DEMOROU MAIS DE 2O MINUTOS E FICOU ESBOLACHADO,
    SERA PQ/ SEGUI OS PASSOS.

    • Gisele Souza

      Usou creme de leite de lata sem soro?

  39. maria luiza

    Olhei para esta receita com um certo desconfiamento próprio dos mineiros (ou no meu caso, descendente). Resolvi experimentar mesmo assim. Fiz a noite para o café-da-manhã. Resultado: vou ter que fazer outra receita para o café!

    • Gisele Souza

      hahahaha Maria eu morei muito anos em Minas quando criança, sei que essa não é a receita original mas é aquele velho jeitinho brasileiro e eu adoro essa receitinha por matar a vontade de pãozinho de queijo =D

  40. GISELE,A GENTE PODE FAZER ESTA RECEITA NO LIQUIDIFICADOR,E DEPOIS POR NAS FORMINHAS??
    EU FAÇO UM PARECIDO COM O SEU,MAS SEM O CREME DE LEITE,FICA COM UMA COR LINDA E GOSTOSO,PORÉM ELE FICA ACHATADO PARECE UMA EMPADA.
    OQUE SERA QUE EU TENHO QUE FAZER PRA ELE FICAR REDONDO EM CIMA?/
    AH!!..USEI MAIS POLV.AZEDO DOQUE O DOCE.
    OBRIGADA AMORE….

    • Gisele Souza

      Marga no caso aconselho você seguir a receita de liquidificador que temos aqui no blog, pois essa é de modelar com a mão mesmo.

  41. Elô

    Guria, fiquei com água na boca! Me diz uma coisa: tem como substituir o polvilho por maizena (talvez maizena com um pouquinho de vinagre?)? Ou por qualquer outra coisa hehe Onde eu moro não consigo encontrar polvilho :(
    Ah, e parabéns pelo blog, youtube, facebook. Tudo muito bonito.

    • Gisele Souza

      Elô são coisas completamente diferentes.

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.

Avalie esta Receita: