Risoto com ervilha, presunto e champion

Se existe algo que eu gosto de comer nesse tempinho chuvoso e gelado é um delicioso risoto, e se ele  for fácil de preparar é melhor ainda. O Risoto Romanesca inventei um dia que estava sem muitas opções na geladeira, e olhando um pouquinho tinha encontrado um pouco de presunto, queijo, ervilhas congeladas e um pouco de champignon e pensei: Ok posso fazer algo com isso. E você deve estar pensando mas risoto não é feito com arroz próprio para isso o arborio? Bem claro que é o certo, mas vamos combinar que não é algo que temos sempre no armário, e eu sempre faço com arroz tradicional e o resultado é maravilhoso.

E essa receita também foi o jantar de dia das mães que fiz para minha sogra, e foi um sucesso. Veja logo abaixo a receita completa e a vídeo receita:

4.5 de 2 avaliações

Risoto Romanesca

Rendimento: 2 á 3

Ingredientes
  • 1 Xícara de Arroz
  • 100gr Presunto Picado
  • 50gr Queijo Mussarela
  • 50gr Champignon
  • 50gr Ervilha
  • 2 Colheres de Sopa de Requeijão
  • 1 Tablete de Caldo de Galinha
  • 700ml de Água
  • Sal, Pimenta Calabresa e Noz Moscada a gosto.
Instruções
  1. Dilua o tablete de caldo de galinha na água quente e reserve.
  2. Em uma panela média, coloque 1 colher de sopa de aceite, refogue a cebola, alho, ervilhas e o champignon fatiado em laminas.
  3. Junte o arroz e refogue mais um pouco, adicione a água com o caldo de galinha até cobrir o arroz, e deixe cozinhar em fogo baixo.
  4. Não deixe a água secar completamente, e experimente para testar a maciez, se estiver duro, adiciona mais um pouco de água e espere o arroz estar molinho, fique de olho para a água não secar totalmente (precisamos de um pouco de água para fazer um molho cremoso).
  5. Depois do arroz cozido, adicione o presunto, e o requeijão e misture bem, junte a noz moscada, pimenta calabresa e sal e para finalizar junte o queijo mussarela e misture bem para derreter, desligue o fogo e sirva.
Observações
1) – Se desejar substitua o queijo mussarela por parmesão fresco ralado. 2) – Se usar ervilhas em conserva, adicione junto com o presunto. 3) – Se a água secar totalmente basta adicionar um pouco, cerca de ½ xícara será o suficiente. 4) – Essa receita pode ser feita com arroz integral.