Hoje estava querendo fazer um doce de abóbora, quando me deparo com a gôndola do mercado com pelo menos 3 tipos de abóboras, e claro que logo avistei uma Senhora e pedi ajuda, ela gentilmente me ajudou e consegui fazer meu doce. Mas mesmo assim fiquei pensando que não conheço esse monte de abóboras e provável que vocês também não. Então fiz um guia rápido.

Como Comprar: As abóboras em geral devem ter casca opaca, sem brilho, pois o brilho indica que ela foi colhida antes do tempo, não vão amadurecer e tem qualidade inferior. E claro não compre abóboras com furos, rachaduras, mofo ou sinais de podridão.

Cuidados: Se optar por comprar abóboras já descascadas e picadas, veja se elas estão mantidas em refrigeração, pois elas em temperatura ambiente estraga rapidamente.

Congelar: Corte ou fatie e faça um pré-cozimento por 3 minutos em água fervente ou 4 minutos no microondas, embale e congele.

Tipos de Abóbora:

  1. Abóbora de Pescoço ou Abóbora Seca: Ela é a maior chegando a pesar 15kg, com casca verde escura com rajadas alaranjadas. Essa abóbora é fibrosa  e bem úmida, sendo ótima para pães, doces, salgados e também em saladas quando ralada fininha. (Essa é sua escolha caso queira um doce de abóbora igual da vovó)
  2. Moranga: Famosa pelo tradicional prato praiano “Camarão na Moranga”. Possui grumos e tem cor alaranjada, é usada principalmente para refogados e sopas.
  3. Abóbora Italiana: A mais famosa e fácil de encontrar, ótima para refogados, pode ser grelhada e recheada.
  4. Abóbora Libanesa: É semelhante a abóbora italiana e serve para ser recheada, refogada ou feita no vapor.
  5. Abóbora Japonesa ou Cabotía: Essa espécie é bem seca, uma mistura da abóbora de pescoço com a moranga, ela é usada principalmente para pratos salgados, purês e nhoques.
  6. Abóbora Paulista: É uma abóbora seca, idêntica a menina brasileira, só que colhida precocemente, seu peso não passa de 1,5kg e  pode ser usada em refogados e doces.
  7. Abobrinha Menina Brasileira: Ótima para refogados sua melhor época é em outubro.