Existem vários tipos de óleos, são extraídos de fontes vegetais, como azeitonas e sementes, e cada tipo possui um sabor e aroma diferente. Por isso resolvi fazer aqui um guia rápido com alguns tipos mais comuns para você saber um pouco mais sobre eles.

Óleo Vegetal: Qualquer óleo extraído de matéria vegetal pode ser considerado óleo vegetal, mas os produtos assim rotulados são os de soja, canola e óleo misturados. Possui sabor neutro, cor clara e ponto de fumaça elevada, ideal para fritura e refogados.

Óleo de Canola: O óleo de canola possui baixo teor de gordura saturada e oferece uma generosa quantidade de gordura monoinsaturada (gordura boa). Possui um sabor neutro o que é ótimo para qualquer tipo de comida, e também possui ponto de fumaça elevado, tornando-o ideal para a cozinha.

Óleo de Milho: É extraído do germe de milho, tem ponto de fumaça elevado tornando-o uma boa escolha para frituras, também é bastante barato em comparação com outros óleos.

Óleo de Amendoim: Possui ponto de fumaça elevado, e não possui odores e nem sabor forte, é indicado para fritura. Tem boa quantidade de gordura saudável, mas também tem alto índice de gordura saturadas (17%).

Óleo de Cártomo: Extraído de semente de açafroa, uma planta que pertence a família do girassol, tem ponto de fumaça elevado, sabor neutro, sendo ideal para frituras como batata frita e empanados. Tem um nível muito elevado de gordura poli-saturada.

Óleo de Gergelim: Rico em antioxidante e gorduras mono e poli-saturadas, o óleo de gergelim pode ser encontrado em duas formas básicas: Óleo leve extraído da semente sem torrar, não possui aroma forte, assim pode ser utilizado em diversos pratos. Ou a versão escura extraído da semente torrada, usado em pratos asiáticos e indianos.