Torta_de_limao_com_iogurte_grego

Minha mãe nunca foi muito de fazer doces, mas eu me lembro da primeira torta de limão que minha mãe fez em casa (pelo menos eu acho que era a primeira), era tudo tão gostoso e tão perfeito, tinha aquela massinha crocante, o azedinho do limão em um creme suave e docinho, acho que foi ai que veio minha paixão por tortas de todos os tipos, e com o passar dos anos eu acabei descobrindo varias receitas incríveis de tortas doces e salgadas.

Porém mais recentemente quando descobri a maravilho do iogurte grego, resolvi brincar na cozinha e inventar uma receita com essa maravilha dos Deuses, e claro que tive que tentar fazer uma torta e o resultado foi tão fantástico que não poderia deixar de passar essa receita para vocês. Essa torta de limão com iogurte grego, é perfeita para a sobremesa de almoço de dia das mães, já que não da muito trabalho e sem duvida vai agradar a família toda.

 

 

5.0 de 3 avaliações

Torta de Limão com Iogurte Grego

Autor: 
Tipo da Receita: Sobremesa
Rendimento: 6 a 8 fatias.

Ingredientes
  • ½ Xícara (chá) de Amêndoas em lascas
  • ¼ Xícara (chá) de Açúcar Mascavo
  • 8 Colheres (sopa) de Margarina s/ Sal
  • 1 Xícara (chá) de Farinha de Trigo
  • 1 Colher (sopa) de Gelatina s/ Sabor
  • 3 Potes de Iogurte Grego Natural
  • 3 Colheres (sopa) Açúcar
  • 4 Colheres (sopa) Leite
  • Raspas de 2 Limões
  • 2 Colheres (sopa) Suco de Limão
  • 250ml de Água
Instruções
  1. Triture no liquidificador as Amêndoas e o Açúcar Mascavo até que vire uma farinha, transfira para uma tigela e junte a farinha de trigo e a margarina s/ sal, misture bem até formar uma massa homogênea.
  2. Coloque a massa em uma forma untada com manteiga de modo que forre o fundo e um pouco das laterais (cerca de 3 dedos de altura).
  3. Leve para gelar por 15 minutos, faça furos com um garfo e leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por 20 ou 30 minutos.
  4. Enquanto a massa esfria, prepare o creme misturando o iogurte grego, suco de limão, raspas de limão e açúcar, misture bem reserve.
  5. Coloque a gelatina sem sabor no leite, misture bem e deixe descansar por 1 minuto e leve para o micro-ondas por 10 ou 15 segundos, misture bem e junte ao creme.
  6. Misture bem o creme com a gelatina sem sabor e despeje na massa já fria. Leve para gelar por cerca de 40 minutos ou até que o creme esteja frio.
  7. Assim que o creme firmar, dissolva a gelatina de limão em 100ml de água bem quente e junte mais 150ml de água fria, misture bem, despeje com cuidado na torta e leve para gelar até firmar.
Observações
ATENÇÃO: Se usar forma de fundo removível, aconselho colocar um prato em baixo para evitar que a gelatina ou o creme escorra pelos vãos da forma.
SABORES: Troque o limão por laranja ou outra fruta cítrica, ou experimente misturar morangos picados ao creme.
AÇÚCAR: Se desejar use adoçante culinário, ou açúcar comum para preparar a massa e o recheio.
COBERTURA DE GELATINA: Essa cobertura deixar sua torta com uma cor linda, porém é opcional.
AMÊNDOAS: Caso não tenha amêndoas, use amendoim, nozes ou substitua por farinha de trigo.
FARINHA INTEGRAL: Se desejar uma massa mais saudável, use ½ farinha integral e ½ farinha branca.