Quem nunca ouviu da vó após reclamar de dor de garganta para mascar gengibre? Ou que chá de gengibre queima gordura? Eu aprendi que aquele gengibre que vem junto com o sushi não é só decoração e sim para ajudar na digestão, e claro aprendi também que em doses certas ele é um maravilhoso ingrediente para pratos asiáticos.

Mas o problema de usar gengibre na cozinha é que ele não é muito fácil de ralar, por ser fibroso e também acaba estragando por não ser tão usado, eu geralmente compro 1 unidade, procuro a menor e mesmo assim sempre perco metade dele, e quando vou ralar é bem difícil já que sua fibra enrosca no ralador, para resolver esse problema andei procurando algumas formas de conseguir ralar, cortar e descascar o gengibre de forma simples e descomplicada.

  1. Para descascar o gengibre sem um descascador use uma colher, por ter sua casca fina não precisa de muito esforço, e vai ter um resultado mais uniforme do que quando descascado com um descascador de legumes ou faca.
  2. Para conseguir ralar ou fatiar o gengibre sem que suas fibras interfiram no processo, congele o gengibre, assim além de conservar por mais tempo, também com ele congelado vai facilitar o manuseio ao ralar e fatiar.
  3. Agora se você não possuir um ralador em mãos, uma boa dica é usar um espremedor de alho, corte uma fatia do gengibre, coloque no espremedor e pronto.
  4. E se não tiver um espremedor ou ralador que tal usar um garfo? É bem simples pegue um pedaço de gengibre já descascado e com os dentes do garfo raspe. (vi essa dica no thekitchn.com)

Foto: thekitchn.com