carne moida Truques para uma carne moída mais saborosa

Se existe algo que todo mundo deve aprender a fazer na cozinha é carne moída, seja ela com batatas e legumes, almôndegas ou um bolão de carne. A carne moída com certeza foi inventada para facilitar a vida, e com alguns truques você pode fazer esse ingrediente um ótimo aliado na sua cozinha. Veja abaixo truques e dicas para deixar ela ainda mais saborosa.

  1. Eliminando a Água: A carne moída gelada solta muita água portanto tire ela da geladeira minutos antes para que fique em temperatura ambiente.
  2. Bem Soltinha: Para uma carne moída mais soltinha, refogue apenas com azeite ou óleo e só depois dela frita adicione os temperos e o sal sempre por último assim evita o acumulo de água.
  3. Toque Especial: Para retirar aquele gostinho de carne sebosa, tente adicionar limão na sua preparação vai dar um toque especial e ainda deixar a carne muito mais saborosa.
  4. Descongele: Se sua carne moída estiver congelada, espere ela descongelar pois se colocar ela na panela congelada vai ficar com muitos grumos.
  5. Sem Grumos: Ao fritar a carne moída mexa sempre com uma colher para evitar a formação de grumos.
  6. Enxuta: Se sua carne estiver com muito liquido e gordura, pegue um pedaço de pão e coloque sobre para puxar toda a gordura e água, fazendo ela ficar mais sequinha.
  7. Mãos Limpas: Se deseja fazer um bolo de carne ou almondegas, é muito mais fácil misturar os temperos com as mãos, mais se não quer sujar as mão coloque tudo dentro de um saco e depois amasse com cuidado para misturar tudo.
  8. Sempre Firme: Para que seu rocambole ou bolão de carne não despenque na hora de cortar, tente misturar um pouco de fécula de batata assim vai ficar mais firme.
  9. Mais Sabor: Você pode deixar seu bolão de carne ou hambúrguer mais gostoso se moer a carne com pedaços de bacon.
  10. Maior Rendimento: Para maior rendimento e valor nutritivo substitua 1/3 da carne moída por proteína texturizada de soja, mas não se esqueça de hidratar a soja e adicionar ela apenas no final do cozimento pois a soja é muito delicada.
Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Na boa, troca essa foto! A carne esta parecendo minhoca¬¬

  2. Carol

    Muito bacanas suas dicas em relação a carne moída, só tenho duas dúvidas, primeira: Quanto eu devo colocar de limão para retirar o sabor de sebo quando houver e no caso do pão sobre a carne para retirar excesso de água e gordura, em que momento eu faço isso? No final do cozimento?
    Obrigada e parabéns!

    • Gisele Souza

      O Limão é com a carne crua Carol, já o pão é depois de pronto para “chupar” a gordura e a água =D

  3. Milena Mello

    Adorei as dicas para a carne moída, mas nunca use soja e seus derivados nas receitas, ela é um veneno para a saúde. Deve ser evitado ao máximo o uso dela. Abraço

    • Gisele Souza

      Não é bem assim Milena, de uma pesquisada melhor sobre o assunto =D

  4. MARIA BEATRIZ RESENDE

    GOSTEI MUITO DAS DICAS, COLOCO LIMÃO EM QUASE TODAS AS CARNES QUE PREPAROE FICAM MUITO BOAS!

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.