Sempre que eu pensava em alfajor, me lembrava daqueles clássicos da turma da mônica que eu comprava quando criança, mas hoje em dia depois de experimentar legítimos alfajores (essa palavra é estranha, né?) Argentinos, descobri que alfajor de verdade é bem diferente do da Turma da Mônica, e como não tem como ter sempre os legítimos, resolvi fazer o meu delicioso, crocante e fácil Alfajor Caseiro, assim posso comer quantos eu quiser, e com o recheio que eu quiser (doce de leite com coco é o preferido da casa). E como sou uma pessoa bem legal (convencida), claro que vou dividir essa receita com vocês.
- 2 Xícaras (chá) de Farinha de Trigo
- 1 Xícara (chá) de Manteiga / Margarina (s/ sal)
- ½ Xícara (chá) Açúcar
- 1 Colher (chá) Essência de Baunilha
- ½ Colher (sopa) Água
- 500g Chocolate Meio Amargo (p/ derreter)
- 200g Recheio a gosto
- Em um recipiente misture a manteiga em temperatura ambiente, açúcar e a essência de baunilha, até formar um creme.
- Junte a água, e a farinha aos poucos e misture bem com as mãos até formar uma massa lisa e homogenia.
- Embrulhe em plastico filme e leve para gelar por 10 ou 15 minutos.
- Retire da geladeira, e abra a massa com ajuda de um rolo de macarrão, corte círculos iguais, faça um furo no centro com um garfo para evitar que crie bolhar.
- Leve para assar em uma forma de metal, forrada com papel manteiga, me forno médio (180ºC) por 10 minutos ou até dourar o fundo.
- Assim que as “bolachinhas” estiverem assadas, deixe esfriar completamente, recheie com o que desejar (doce de leite, brigadeiro, nutella e etc.) e banhe em chocolate derretido, deixe na geladeira até endurecer o chocolate e aproveite.
1) – Se ficar dificil banhar no chocolate por ficar “sambando”, deixe as bolachinhas já recheadas no congelador, até ficar com o recheio firme e depois banhe no chocolate.
2) – Depois que o chocolate endurecer, deixe fora da geladeira, até voltar a temperatura ambiente, para que o chocolate não derreta tão facilmente nas mãos, e também fica mais gostoso, pois gelado, acaba ficando durinho.
3) – Eu usei chocolate meio amargo, mas você pode usar branco ou ao leite se preferir, ou pode comer sem banhar no chocolate.
4) – Se seu forno não couber toda a massa, abra a massa aos poucos e mantenha na geladeira, para que não fique muito molenga.
CUIDADO: Fique atento quando colocar as bolachinhas para assar, pois o processo é bem rápido, principalmente depois de algumas fornadas.