Eu não conheço nenhuma pessoa que não sinta prazer em passar manteiga em um pão ou torrada quentinha e ficar ali olhando essa delicia derreter aos poucos, mas a verdade é que ver esse processo pode ser sim prazeroso, mas também pode ser estressante se você esqueceu de tirar a manteiga da geladeira para que ela fique macia na hora de deslizar na torrada. Então pensando nisso eu fiquei me perguntando: “Afinal, qual a forma correta de guardar a manteiga?

Li vários artigos, nacionais e internacionais e percebi que se você não mora em países tropicais é muito normal deixar a manteiga do lado de fora da geladeira, nesse texto  (clique aqui para ler) por exemplo, eles explicam que a manteiga é basicamente gordura e que ela é se bem armazenada pode ser mantida em temperatura ambiente, pois a gordura não gera proliferação de bactérias, e se tiver sal é melhor ainda, já que ele é um conservador natural. E isso até lembra um pouco os tempos de antigamente que não existia geladeira, não é mesmo?

Bom, mas vamos combinar que moramos em um país tropical, aqui temos cidades onde o calor chega a 50°C na sombra, então você quer mesmo arriscar? Na minha cabeça além de gordura, manteiga também leva leite e assim como qualquer produto lácteo deve ser mantido na geladeira para evitar que azede e estrague. Então fui em busca de outros textos de especialistas para saber o que devo fazer? Afinal quero passar manteiga na torrada, não é mesmo?

Bom, encontrei dois textos que (esse aqui) e (esse aqui), que validam esse meu pensamento de que se mantivermos a manteiga fora da geladeira por muito tempo, ela ira azedar, ficar rançosa e a gordura ira se separar do leite o que não é muito agradável diga-se de passagem. Então se você quer ter todo o prazer de comer aquela manteiga que você pagou caro, e não quer correr o risco de ter um intoxicação alimentar, o ideal é manter a manteiga na geladeira, Claro que você pode deixar algumas horas ela do lado de fora, mas não deixe mais que duas horas, ok? Ou ela pode começar a criar bactérias =(

“GI! Mas o que eu faço? Preciso ficar lembrando de acordar mais cedo só para tirar a manteiga da geladeira?”

Calma pequenos padawas! A Gi aqui vai te dar algumas dicas que podem te ajudar a salvar o café da manhã!

  1. Mantenha a manteiga na porta da geladeira, alí é o lugar mais “quentinho” da geladeira, mas ainda assim refrigerado.
  2. Quando acordar, não escove os dentes primeiro (hehe), levante e vá até a geladeira e retire a manteiga (ai sim escove os dentes, se troque e tudo mais) , assim na hora de comer já vai estar mais macia.
  3. Corte a manteiga em pequenos pedaços, assim você pode tirar aquele pedacinho que vai usar e ele vai amolecer mais rápido já que é uma superfície menor.
  4. Aqueça um copo no microondas com um pouco de água, retire a água e coloque ele de boca para baixo “tampando” a manteiga, assim o calor residual vai amolecer a manteiga suavemente.
  5. Aqueça água e deixe a faca ou passador ali de molho até ficar bem quentinho e então use para cortar e passar.
  6. Aqueça no microondas com 30% da potencia e vá chegando a cada 30 segundos.

Eu sei que ainda da trabalho, mas vamos combinar que é melhor ter esse trabalho do que ficar passando mal depois não é mesmo? Sem contar que estragar manteiga é uma dor não só de estomago mas também para o bolso.