Como Desossar Peito de Frango

Sei que você deve estar pensando: “Gi, mas porque desossar sendo que da pra comprar ele já sem osso?” Então meus lindos, muitas pessoas preferem comprar com osso pelo simples fato de ser mais barato, então se você sabe desossar pode economizar uma grana e ainda ter os ossos para fazer caldo de frango caseiro. Eu confesso que costumo comprar sem osso, mas isso porque eu geralmente compro em açougue e peço para que ele faça isso, mas se você não tem essa sorte de ter um açougue perto de casa, talvez esse post te ajude de alguma forma.

A primeira coisa para conseguir desossar é ter uma boa e afiada faca, além claro de ter muito cuidado e fazer isso sem pressa para não ter acidentes.

Como Desossar Peito de Frango
Fotos: http://www.goodhousekeeping.com
  • Se seu peito veio inteiro, separe ele ao meio para facilitar a remoção dos ossos.
  • Passe a mão onde tem o osso e veja onde acaba osso e começa carne, então coloque a faca bem próxima do osso / cartilagem e passe a faca puxando ela para trás, com a mão que esta na carne vá puxando, levantando com cuidado conforme a carne for se soltando do osso.
  • Corte qualquer excesso de gordura que tenha ficado, sempre mantendo a faca o mais próximo do que você quer retirar, as gorduras podem muitas vezes ser puxadas como um elástico, assim facilita encontrar o ponto onde ela se junta com a carne.
  • Remova o tendão branco que tem no peito, sempre mantendo a faca o mais próximo do tendão possível para não perder muita carne.
  • E lembre-se de sempre lavar muito bem as mãos, tábuas e facas que você utilizou, pois assim evita a contaminação cruzada e a tão temida salmonela.

Sei que parece difícil apenas lendo, porém acreditem é mais fácil do que realmente parece, e a pratica leva a perfeição, então não se preocupe se na primeira vez você deixou muita carne no osso, ou se sobrou gorduras e etc, porque quanto mais você fizer isso, melhor será o resultado e te garanto que em breve vai estar desossando um frango como um açougueiro profissional (hehehe)

Dicas: As partes que você retirar como gordura, cartilagem, tendão, ossos, caso não queria usar e sim jogar fora, se não for tirar o lixo na mesma hora, coloque em um saquinho e congele, assim seu lixo não vai ficar fedendo com cheiro de frango podre cru. E se você quiser usar os ossos para um caldo caseiro, mas não quer usar na hora, também pode congelar e usar mais tarde, mas sempre embale bem para não contaminar seu freezer.

Agora se vocês quiserem podem dar uma olhada nesse vídeo do Allrecipes que ele mostra exatamente o que eu descrevi para vocês, assim talvez facilite a visualização para você tentar fazer em casa.