Sempre fico perdida na hora das compras na seção de hortifruti. Ao escolher frutas na maioria das vezes fico de olho nas velhinhas do lado para ver o que elas estão escolhendo, porém, tentar adquirir o conhecimento de anos apenas olhando é meio impossível. Por isso fui procurar algumas dicas para na próxima vez não ficar tão perdida.

Quanto Comprar:

Compre frutas para o consumo de 1 semana, e compre elas em 3 estágios diferentes, ou seja, compre madura (para o consumo para os 2 primeiros dias), quase maduras (para os próximos 3 dias) e menos maduras para os 2 dias seguintes, assim quando você for comer não correrá o risco de estarem maduras demais ou verdes demais.

Ao comprar as frutas, tente comprar as da época, que são mais baratas e mais saborosas, e na hora de escolher siga esses truques:

  • Abacate: O tipo que tem a melhor qualidade e o melhor sabor é aquele mais pesado, firme e de polpa macia. O mais gostoso é o abacate-manteiga. Seu formato é o de uma pêra grande; e a casca, deve ser bem lisa, fina e verde. Antes de comprar abacates, aperte-os suavemente para verificar se estão firmes e de uma leva sacudida se  a semente estiver solta ele esta maduro.
  • Abacaxi: Não adianta tirar a folhinha do meio ou examinar a cor da casca. O importante é verificar a casca: Quanto mais aberto tiver a malha (casca) do abacaxi, quanto mais lisa, mais maduro ele está. Se esta malha estiver fechada ele está menos doce. Quanto mais úmida estiver a base do abacaxi mais fresco ele vai estar.
  • Banana: escolha somente bananas com bom aspecto e aroma característico. Prefira as de casca amarela com pequenas manchas marrons e de aspecto firme.
  • Banana-da-Terra: São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500g e ter um comprimento de 30 cm. É achatada em um dos lados, é bem grande e alongada, com a casa lisa e amarelo-escura, polpa bem consistente. Deve estar sem machucados e sempre presa à penca. Ideal para ser consumida frita assada ou cozida.
  • Banana-Maçã: De tamanho variado, tem formato ligeiramente curvo. Sua casca é fina, de cor amarelo-clara, com polpa branca e perfume que assemelha ao da maçã. Deve estar sempre presa à penca. Quando amarela, está madura e pronta para ser saboreada. Muito apreciada pelos bebês, amassada e misturada com aveia ou farinhas enriquecidas.
  • Banana-Nanica: É uma das mais consumidas pela população, deve sempre estar presa à penca, com polpa macia. Sua casca é lisa e amarela. Quando for comprar este tipo de banana, prefira as que estejam ligeiramente esverdeadas, pois logo amadurecerão. Sua polpa é bem doce, macia e de aroma agradável.
  • Banana-Prata: De ótima qualidade. Fruto de até 15 cm de comprimento, de casca amarela -esverdeada, com polpa menos doce e mais consistente que a banana nanica, indicada para fritar. Sua casca não deve apresentar manchas escuras ou é sinal de que está machucada por dentro.
  • Coco: para saber se o coco tá bom, pegue o cabo de uma faca e bata. Se o som for oco, ele tá no ponto, e pra saber se tem bastante água, balance! Se você conseguir ouvir o barulho é porque tem pouca água.

  • Laranja: prefira as mais firmes e pesadas (pois tem mais suco!). As variedades de laranja que têm casca lisa e fina são mais suculentas!
  • Lima e limão: têm bastante caldo quando estão com a casca lisa.
  • Pêra: escolha as de casca firme, mas não tão duras porque essas ainda não estão maduras e são indigestas! Lembrando que a casca não deve ter manchas ou cortes.
  • Maçã: prefira as maçãs de cor viva, firmes e pesadas em relação ao tamanho. A casca deve ser lisa, sem depressões ou machucada.
  • Melancia: prefira as firmes e lisas.
  • Melão: prefira os que têm casca firme, cor viva e sem rachadura… quando você apertar nas extremidades, o melão maduro deve ceder isso indica que ele esta muito maduro e deve ser consumido mais rapidamente.
  • Mamão: evite comprar se ele estiver manchado. Prefira aquele com tons amarelo/alaranjado, isso significa que ele está no ponto;
  • Manga: Existem diversas qualidades. As mais saborosas são: Bourbon (sem fibras) e Espada (bem fibrosa). Deve apresentar cheiro doce e cor amarelo-avermelhado; que é bem característica. Embora firmes, devem ser macias ao toque, sem que a casca se rompa com a pressão. A casca não pode ter machucados ou picadas de insetos. Se tiver batida, rachaduras ou estiver coberta com um líquido grudento, não é aconselhável o seu consumo, pois indicam que a fruta está passada.
  • Maracujá: O melhor maracujá para consumo é aquele que tem a casca lisa, firme, brilhante e de cor amarelo-clara. Não deve ter furos provocados por insetos, nem rachaduras ou machucados. A fruta está madura se pressionar o lado oposto ao cabo, ele cede à pressão dos dedos, mas sem que se rompa a casca. A casca bem enrugada e a cor amarela – escura indicam que está ótimo para consumo.
  • Morango: Para consumir morangos de boa qualidade, escolha os não muito grandes e de cor vermelha forte, sem manchas e partes amolecidas. Os muito grandes não são tão saborosos. Trata-se de uma fruta delicada, portanto deve ser manipulado o mínimo possível, sendo conveniente adquirir já acondicionado em caixinhas, mas na hora da compra tente verificar o estado dos morangos das camadas inferiores.

Boas compras e escolha suas frutas direitinho ok ? =D