Sempre vejo perguntas do tipo: “Como faço chá de água?”, “O que é colher de sopa?”, “O que é uma pitada?” e por ai vai, pode parecer perguntas bobas para quem conhece alguns termos culinários, mas pelo que tenho visto muitas pessoas aqui não tiveram nenhum contato com receitas antes, por isso resolvi explicar um pouco sobre essas unidades de medidas que parecem estranhas, mas na verdade é basicamente um padrão universal.

Sinceramente eu não sei como surgiu esse método de medidas que usamos na culinária, mas tenho um livro de receitas da Dona Benta de 1982 onde já era aplicada o método xícaras de chá e colheres de sopa / chá, mesmo existindo balanças acredito que era mais pratico usar essas medidas do que ficar pesando cada grama antes de preparar alguma receita. Mas o importante é que você saiba que esse tipo de unidade de medida de xícaras e colheres são praticamente um padrão universal, e por isso é importante você utilizar sempre esse padrão já conhecido e não inventar o seu, como vejo em muitas receitas com medidas do tipo: 1 Copo (Requeijão) de Água, 1 Copo (Geleia) de água e etc, porque esses “copos” podem ter tamanhos diferentes e não tem como ter um padrão. É claro que as xícaras de chá e colheres de sopa da sua casa que você realmente usa pra tomar chá e comer é provável que também tenha tamanhos diferentes, então o ideal é sempre ter um kit de medidores que possuem um “tamanho padrão”.

Sei que parece um pouco confuso mais na verdade é bem simples, tenha em mente que uma xícara de chá tem 240 ml e 1 colher de sopa tem 15ml sendo que essas medidas são para água, já que cada tipo de ingrediente tem um peso e volume diferente. Por isso repito que é importante ter um kit de medidores de xícaras, colheres e uma balança, para que suas medidas tenham mais precisão.

Então agora que você já sabe qual é o correto, saiba que quando um receita pedir 1 xícara de chá de água, não é chá de água e sim a quantidade de água que couber nessa xícara de (chá), o mesmo funciona para as colheres, ou seja se na receita pedir 1 Colher de (Sopa) de Alho não é Sopa de Alho e sim a quantidade de alho que couber nessa colher.

Então antes de começar a pensar em cozinhar é importante aprender sobre essas coisas, já que toda receita você vai ter medidas como as citadas acima e até outras como pitada, um pouco, partes e etc. Mas isso é papo para outro dia.

Aqui fica um guia rápido de como medir alguns ingredientes para você nunca mais errar!

  • Secos: Quando medir ingredientes secos, lembre-se de encher até transbordar e depois tirar o excesso passando uma faca na borda do medidor como na primeira imagem acima. (Nunca aperte para caber mais, apenas adicione e retire o excesso)
  • Açúcar Mascavo: Quando utilizar açúcar mascavo, lembre-se de apertar bem com uma colher, pois ela é mais fofa que os outros tipos de açúcar e se não fizer isso pode acabar usando menos.
  • Líquidos em Colheres ou Xícaras: Sempre que precisar medir líquidos em colheres, coloque até começar a transbordar, mas lembre-se de fazer isso com um pote embaixo para que não desperdice ingredientes, e nem pensar em fazer isso direto no recipiente onde estão os outros ingredientes da sua receita.
  • Líquidos em Jarras: Sempre use jarras transparentes, assim você consegue colocar os líquidos exatamente na marca pontilhada.
  • Ingredientes pegajosos: Para medir ingredientes do tipo “pegajosos” como nutella, manteiga de amendoim e etc,  lembre-se de colocar no medidor e apertar um pouco para ter certeza que não ficou espaço sem ingrediente e claro retire o excesso na altura do medidor.
  • Manteiga: Quando compramos manteiga para uso culinário geralmente elas possuem uma marcação para o corte, (parecido com o da foto, mas no Brasil geralmente é em gramas). Mas caso não tenha essas marcas para o corte, o que eu faço é deixar a manteiga em temperatura ambiente para ficar molinha e depois coloco no medidor que a receita estiver pedindo.

Fotos: wikihow.com