Quando falamos em microondas[bb]o que não falta são dúvidas sobre o aparelho, e existem muitas pessoas que ainda morrem de medo de usar o eletrodoméstico[bb] mais útil já inventado para a cozinha. Pesquisando um pouco sobre isso encontrei algumas coisas bem legais que vou compartilhar com vocês.

  1. As microondas escapam do forno em funcionamento.
    VERDADE: Os fornos modernos são feitos da forma mais segura possível. Seu interior é revestido de metal, que reflete as microondas, conservando-as em seu interior. Ao atingir os alimentos, as ondas se transformam em calor e praticamente deixam de existir. “No entanto, por mais blindado que seja o forno, um pouco sempre escapa”, afirma o físico Alexandre da Silva Sanches. Por isso, há quem aconselhe manter uma distância do aparelho em funcionamento. “Acontece algo similar com o aparelho de televisão: ele emite outro tipo de onda eletromagnética, os raios X, e esse é o motivo para a recomendação de ficar sempre a dois metros de distância da TV ligada”, acrescenta.
  2. É mais seguro esperar alguns segundos para abrir a porta.
    MITO: Depois que o forno apitou, pode-se abrir a porta sem problemas: ele está desligado e não há produção de microondas.
  3. Alimentos preparados no microondas produzem substâncias que podem provocar tumores.
    MITO: “Vários hábitos da vida moderna podem causar câncer. Com relação ao forno de microondas, ninguém pode afirmar nada. Até onde mostram as pesquisas, ele é seguro para a saúde”, diz Elizabeth Torres, engenheira agrônoma e professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. “O que acontece realmente é que há maior oxidação do alimento quando a comida é preparada no aparelho”, completa.
  4. Ovo cozido no microondas explode.
    VERDADE: Explode mesmo, como o engenheiro norte-americano Percy Le Baron Spencer, o desenvolvedor do forno nos anos de 1940, pôde testemunhar. A casca fechadinha do ovo forma uma ‘panela de pressão’ sem válvula de segurança. E a pressão que se forma dentro dele durante o cozimento faz com que ele estoure. Então, vale a dica: fure batatas, berinjelas, gemas de ovos e demais alimentos que tiverem peles ou membranas protetoras com um palito, para permitir a saída dos vapores.
  5. Frituras não podem ser feitas no forno microondas.
    VERDADE: Porque a temperatura do óleo não pode ser controlada como em um fogão convencional. Mas uma pequena quantidade de óleo pode ser usada para refogar os temperos.
  6. Ferver água no microondas é perigoso?
    Só quando se deixa o líquido por tempo demais. Ao contrário de um forno convencional em que os alimentos são aquecidos de fora para dentro, as microondas esquentam o alimento de dentro para fora. Quando se deixa um líquido por tempo demais nesse forno, pode acontecer de a parte do centro estar a uma temperatura ligeiramente superior aos 100ºC necessários para a água ferver, mas sem que ela se transforme em vapor. Esse fenômeno é chamado de superaquecimento. Qualquer perturbação na água superaquecida, tal como movimentar o recipiente ou introduzir uma colher ou um saquinho de chá, vai levá-la à brusca passagem ao estado de vapor. Se a água tiver ficado muito tempo esquentando no microondas, grande parte dela pode passar a vapor, de forma explosiva, podendo causar queimaduras. No entanto, nos microondas que têm um prato giratório, a vibração causada por esse movimento é suficiente para que a água não seja superaquecida. “Quando quiser esquentar água ou outro líquido qualquer, além de seguir à risca a orientação do fabricante, coloque dentro do recipiente um misturador ou palito de madeira – nunca de plástico, porque certos plásticos aquecidos no microondas podem liberar substâncias tóxicas”.

Fonte: Revista Viva Saúde