Verão é aquela época que todo mundo fica esperando e quando chega você fica trancado em casa com o ar condicionado e ventilador, afinal tá tão quente lá fora que se você sair pode acabar derretendo não é mesmo? Mas como não temos com fugir desse calor tropical que temos em nosso Brasilsão, vai aqui algumas dicas de alimentos que podem te ajudar a passar por essa época do ano.

  1. Água – O calor pode causar desidratação, por isso a importância da água. E ela tem a grande vantagem de ser a única bebida que não engorda e não faz nenhum mal. No verão, 2.5 litros de água por dia, sem dó.
  2. Limonada – O suor, além de fazer a gente perder água, também nos faz perder sais minerais, especialmente sódio. Um belo copo de limonada, com uma pitada de sal, alimenta e ajuda a repor o sódio perdido.
  3. Alface – Comidas pesadas, como frituras, já costumam pesar no estômago. No verão então, nem se fala. Por isso, um bom prato de salada ajuda a deixar as refeições mais leves, além de ser fonte de fibras, ferro, fósforo, vitamina A, C e complexo de B e cálcio. Ah! E ainda sem esquecer a hidratação, saiba que a 100g de alface são compostas por 95% de água. Todas as outras verduras e legumes também são indicadas.
  4. Melancia – Frutas, além do sabor doce e sempre refrescante, nos oferecem várias vitaminas e não engordam, desde que consumidas sem excesso. Em 100g de melancia existe 94% de água e só 31 calorias. Tem proteínas, vitaminas A, B e C, fósforo, cálcio e ferro.
  5. Açaí – Típico da região amazônica, o açaí é o alimento mais calórico dessa lista, mas também um dos mais energéticos. As várias gorduras do açaí – que são as mesmas do abacate – ajudam na redução do colesterol e previne doenças do coração.
  6. Água de coco – Poucas calorias, muitos nutrientes, nenhuma gordura e um poderoso hidratante. E ainda oferece 5% da dose diária recomendada de cálcio. 200ml de água de coco tem 40 calorias.

E já que o tema é saúde, lembre-se que o sol anda mesmo muito forte e, antes de ir para a rua, lembre-se do filtro solar.

Fonte: Educarbrasil