Esse com certeza é um assunto delicado, afinal é uma daquelas discussões sem fim e que nunca se chega a uma solução definitiva. A questão é que todo mundo um dia já se perguntou qual a melhor tábua de carne? Madeira? Plástico ou Vidro?
Pesquisando um pouco sobre o assunto e fiquei com algumas duvidas e assim como eu acredito que muitos ainda tenham duvidas de qual é a correta a se usar.
O que sabemos é que no Brasil a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe os restaurantes de usarem tábuas de madeira por acumular bactérias nas aberturas do corte da faca e permitem apenas o uso das de plástico e ainda de cores diferentes 1 para cada tipo de alimento.
Por isso resolvi sair da zona de conforto e fui procurar outras respostas em sites estrangeiros, para saber qual o parecer deles sobre o assunto, já que em um programa de TV da tão respeitada Descovery Channel vi uma pesquisa onde a tábua de madeira ganhava das outras no quesito “menos bactérias em superfície“. Veja abaixo o resumo e tradução de um artigo que encontrei.
Como falei alguns estudos foram feitos e neles foi constatado que a madeira abrigou menos bactérias que as tábuas de plástico, como isso é possível? Segue algumas explicações plausíveis para tal acontecimento:
- O plastico não absorve a água fazendo com que as bactérias tenham um tempo maior de sobrevivência.
- A madeira absorve a água se secando mais rapidamente o que gera menor sobrevivência das bactérias.
- A madeira contem agentes naturais antibióticos que retarda o crescimento bacteriano.
- Cortar algo em uma tábua de vidro é extremamente irritante por conta do barulho.
- As facas perdem o corte mais rapidamente.
Descubra mais sobre Receitas de Minuto - A Solução prática para o seu dia-a-dia!
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.