Receita de Família - Pão de Trigo de Kibe

Quando me mudei para São Paulo, minha mãe me avisou que me daria seu livro de receitas da Dona Benta Edição de 1982, que foi dado a ela pelo meu pai quando se casaram, e na época esse livro era super importante por ser praticamente uma “bíblia” para a dona de casa.

Acabei demorando um pouco para ter coragem de tirar ele da casa dela e trazer ele para “morar comigo”, e quando trouxe fui dar uma lida nas receitas antigas e descobri que além do livro tinha também uma receitinha que marcou minha vida culinária, perdida no meio do livro em um pedaço velho de papel de caderno: O Pão de Trigo de Kibe. Essa receita me traz tantas lembranças e saudades dos domingos que eu passava na ponta dos pés ajudando minha mãe a fazer diversos pães (que sempre deixavam aquele perfume de pão fresquinho pela casa).

Esses dias eu resolvi abrir o livro de receitas da família e encontrei a receita de pão lá dobradinha no meio do livro e não pensei duas vezes para botar a mão na massa, afinal agora não preciso me preocupar com a louça suja, já que ganhei da Brastemp e Finish uma lava louça (quer saber mais sobre ela? da uma olhada aqui: http://bit.ly/1aemzGFque vai fazer o trabalho sujo e deixar minha louça limpinha, enquanto eu como meu pão quentinho com uma boa xícara de café.

Receita de Família - Pão de Trigo de Kibe

Comecei a preparar tudo, separei os ingredientes e percebi que o modo de preparo não estava na receita, então peguei o telefone e liguei pra minha mãe, pois mesmo eu tendo o modo de preparo guardado na memória, queria fazer exatamente como nós fazíamos quando eu era criança. Perguntei todos os detalhes com ela e comecei a misturar, sovar, deixei descansar e coloquei para assar.

Assim que ele foi pro forno o perfume de pão fresquinho tomou conta  da casa, me levou de volta para a infância e pude matar pelo menos um pouco das saudades daqueles momentos que sem dúvida me fizeram amar e apreciar o tempo gasto ao preparar uma receita para quem você ama.

E você já fez uma comidinha gostosa para quem você ama hoje? Não precisa ser algo demorado ou complicado, o importante é fazer com amor que tudo vai ficar uma delicia.

Receita de Familia - Pão de Trigo de Kibe

5.0 de 1 avaliações

Receita de Familia: Pão de Trigo de Kibe – Brastemp e Finish

Autor: 
Tipo da Receita: Lanche
Nivel: Brasileira

Ingredientes
  • 1 Xícara (chá) de Trigo de Kibe
  • 45g Fermento Biológico (usei o fresco)
  • 1 Colher (sopa) de Açúcar
  • 1 Xícara (chá) de Leite Morno
  • 1 Colher (café) de Sal
  • 2 Colheres (sopa) Margarina
  • 2 Ovos
  • 500g Farinha de Trigo
Instruções
  1. Comece deixando o trigo de kibe de molho em água quente por 15 minutos, assim que ele estiver hidratado escorra toda a água e tire o excesso apertando bem e reserve.
  2. Em um recipiente misture o fermento biológico com açúcar até virar liquido e reserve por 10 minutos.
  3. Em uma tigela misture os ingredientes líquidos (leite, ovos, margarina) junte o fermento e adicione o trigo de kibe, sal e a farinha de trigo aos poucos até conseguir uma massa homogenia que desgrude das mãos.
  4. Sove bem a massa por uns 5 minutos, até ela ficar macia e elástica.
  5. Se quiser você pode assar em formas (como eu fiz) untada e enfarinhada (coloque massa apenas até a metade da forma) ou modelar os pães com as mãos.
  6. Depois de modelados, deixe em um local quente e seco para crescer por 40 minutos, pincele com gema de ovo misturado com um pouco de café ou molho shoyu e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos ou até dourar e criar uma casquinha crocante por toda a volta.
Observações
FERMENTO: Eu não gosto de usar o fermento biológico seco, mas caso queira tentar siga as instruções do fabricante.
CONSERVAÇÃO: Como se trata de um pão caseiro ele deve ser consumido em no máximo 3 dias, ou pode ser congelado por 3 meses bem embalado.
OBS: Na receita original pedia 50g de fermento, porque minha mãe comprava por gramas na padaria, porém fiz com 45g e deu tudo certo.

Aviso Publi