Como vocês estão cansados de saber eu sou apaixonada por Risotos, mas o meu preferido sem duvida é o Risoto de Funghi, ele é simples, mas tão cheio de sabor que não tem como não amar, e o melhor é que esse prato pode ser servido sozinha já que o funghi é uma ótima fonte de proteína, ou servir acompanhado de uma carne, frango ou peixe, o que prova que esse risoto combina com tudo e que vai ser um verdadeiro coringa no seu caderno de receitas.
Obs: O Funghi pode ser encontra em grandes mercados (extra, pãode açúcar e etc), mercadões ou feiras populares.
O que é Funghi: Um tipo de cogumelo (fungo comestível) que é vendido na versão secchi (seco) e por isso precisam ser hidratados antes de serem utilizados. Existem duas especies a Porcini e Boletus Edulis, e pode ser encontrado a versão Italiana ou Chilena, a diferença entre elas é o sabor e cor, os Italianos possuem coloração e sabor mais suave, diferente dos Funghis Chilenos que são bem mais escuros e com sabor acentuado.
Risoto de Funghi
Ingredientes
- 12 g de Funghi Secchi
- 1 xícara chá Arroz Arbóreo
- 80 ml Vinho Branco
- 750 ml Água
- 1 Tablete de Caldo Galinha ou Legumes
- 1 Colher sopa de Manteiga
- 1 Dente de Alho
- 1/2 Cebola picada
- 1 Colher sopa Azeite
- Queijo Parmesão fresco
- Sal e Pimenta
Instruções
- Pique o funghi e hidrate com água quente por 10 minutos, escorra e esprema bem, junte a água do funghi com o restante da água "limpa" junte o caldo de galinha e dilua.
- Em uma panela adicione o azeite, refogue cebola, alho e funghi até que a cebola fique transparente, junte o arroz e refogue por 1 minuto.
- Junte o vinho e misture até que ele tenha reduzido e o álcool evaporado, nesse ponto comece adicionar 1 cocha de caldo por vez misturando sempre esperando que o arroz absorva e o caldo seque, continue repetindo essa ação até que o arroz esteja macio porém ainda firme (isso demora uns 20 minutos).
- Assim que seu arroz estiver cozido e levemente cremoso, junte a manteiga, queijo parmesão e misture bem, experimente e corrija o sal e adicione um pouco de pimenta do reino.
- Sirva assim que ficar pronto com um pouco mais de queijo e aproveite.
Informações adicionais
MISTURE: Nunca pare de misturar o risoto, é preciso misturar até que ele esteja cozido, pois só assim ele libera o amido e deixa seu risoto cremoso como deve ser.
FUNGHI: Como esse é um risoto de Funghi não existe um substituto para ele em sabor, porém você pode usar outros cogumelos frescos que preferir.
MANTEIGA: A Manteiga ajuda a dar brilho e cremosidade, não substitua por margarina, pois o resultado não é o mesmo.
PARMESÃO: Use sempre o fresco, pois precisamos que ele derreta para deixar o risoto cremoso e não apenas salgue como acontece com o de saquinho industrializado.
ARROZ: Para Risotos é importante usar o arroz próprio para isso, então procure nos mercados pelo Arbóreo ou Carnaroli.
CEBOLA: No vídeo usei cebola flocada pois o namorado não come cebolo, porém aqui por escrito coloquei cebola (comum), os dois podem ser usados e caso não tenha ou também não goste pode fazer sem que o resultado não muda.
SAL: Adicione o sal apenas no final para não correr o risco de salgar muito, já que caldos prontos e queijos são salgados.