Limão sem duvida é um grande aliado na cozinha, serve não apenas como tempero para os alimentos e saladas, como podem ser usados em sucos e doces. Apesar do limão ser o ingrediente principal em nossa tão amada Caipirinha ele não teve sua origem aqui no Brasil, e sim no sudeste da Ásia e viajou muito até chegar em terras brasileiras, porém hoje somos um grande exportador da espécie para os demais países. Estima-se que exista mais de 100 especies de limão, porém os mais conhecidos e consumidos aqui no Brasil são o Galego e o Taiti, e não são realmente limões e sim limas acidas (curioso não?). Abaixo veja como reconhecer os limões na hora da comprar e suas características.

Galego: É pequeno e suculento, tem casca fina e cor verde-clara ou alaranjada. Deve-se escolher os mais pesados e que cedam de leve à pressão dos dedos.

 

Cravo: Parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte. Tem boa quantidade de suco, é sempre preferível escolher os maduros, pois tem maior valor nutritivo. Esse tem a casca bem feia, por existir um tipo de bactéria que afeta o limão, porém não é nociva aos humanos. (Uma coisa engraçada é que ele tem milhares de nomes aqui no Brasil, eu conheço como limão rosa e você?).

Siciliano: Grande, de casca enrugada e grossa, é menos suculento e mais ácido do que o galego. No Brasil pode ser esverdeado, mas o europeu e o norte-americano possuem casca amarela e ficam ótimos em receitas doces, como bolos e licores. (Ele me lembra muito o personagem principal da serie Family Guy esse aqui)

 

Taiti: Tem tamanho médio, casca verde e lisa, é suculento e pouco ácido. Bom para temperar, é melhor quando possui casca fina e cede à pressão dos dedos (esses têm mais suco).

O Limão além de estar em nossas cozinhas também pode ser encontrado em produtos de limpeza, perfumes e até remédios.