Recentemente fui ao mercado após o trabalho, mercado lotado só queria ir pra casa logo, então peguei o que eu supunha ser salsinha e quando chego em casa era coentro, nunca havia usado ele desde então e como já tinha comprado sai colocando ele em tudo, posso dizer que é uma erva muito forte e seu uso deve ser moderado. Se você é como eu e nunca tinha usado coentro antes na vida, que tal aprender um pouco sobre essa erva tão poderosa.


O Coentro é fonte de magnésio, cálcio, fósforo, ferro e fibras, além de ser usado na cozinha ele também tem poderes medicinais em formato de chá pode aliviar dores de estômago, e em compressas alivia inflamações e dores nas juntas, também é considerado afrodisíaco.
No Brasil ele é mais usado no Norte e Nordeste do país ele serve para realçar o sabor do feijão e sopas.

O Coentro pode ser facilmente encontrado destas duas formas:

  • Sementes: Devem ser adicionadas no inicio do preparo das receitas para liberarem seu perfume e sabor, seca é usada no preparo de pães, aromatizar licores e até cervejas.
  • Folhas Frescas: Já as folhas devem ser adicionadas e cortadas somente no final do preparo, elas possuem sabor refrescante e levemente amargo. È muito usado em peixes e frutos do mar.

Como Comprar: Prefira as folhas mais frescas de cor verde vivo, sem manchas e com os talos crocantes. Evite os maços com folhas amareladas e com os talos moles.

Como Conservar:

  • Fresco: As folhas, assim como caule e a raiz, depois de bem lavados devem ser guardados em recipientes fechados ou plásticos próprios para alimentos, conservando-se na geladeira por alguns dias.
  • Seco: Guarde em recipiente fechado, em local protegido da luminosidade e umidade.

Valor calórico: 100 gramas de coentro desidratado fornecem 294 calorias