Quem nunca passou pela situação de abrir o armário e encontrar o pão duro, embolorado ou ressecado? Armazenar pães não é uma tarefa tão complicada, tem quem ache que a melhor forma de guardar um pão de forma é na geladeira, quem ache que pão francês deve ser guardado em sacos de papel. Mas se formos procurar vamos encontrar mil e uma formas de como fazer, mas qual realmente funciona? Eu sou da opinião que pão francês deve ser comprado e consumido na hora, mas a minha Vó Vilma tinha uma tecnica que deixava qualquer pão murcho crocante novamente. Veja abaixo como armazenar e congelar pães de forma, caseiros e francês.

Pão de Forma:

Armazenamento: A melhor forma de armazenar pão de forma é manter ele na sua embalagem original, com as tampas do pão e bem fechado e guarde em local fresco. Após aberto é recomendado 3 dias de consumo. (Mas aqui em casa dura 1 semana sem ressecar ou embolorar).

Obs: Armazenar pães na geladeira pode ressecar, mas se optar por esse tipo de armazenagem mantenha ele dentro da embalagem e retire ele da geladeira alguns minutos antes de usar, para voltar a temperatura ambiente.

Congelamento: Coloque as fatias em pequenas porções em um saco próprio para o freezer, retire o ar e leve para congelar por até 3 meses. Para descongelar retire o pão do freezer e deixe em temperatura ambiente até descongelar, aqueça por no máximo 5 minutos no forno ou torradeira.

Pão Frances:

Armazenamento: A melhor forma sem duvida é colocar depois de frio os pães em sacos plásticos do tipo zip bem fechados, guardar em local fresco e seco, ele ficara macio por 3 dias.

Congelamento: Envolva cada pão individualmente em plastico filme e congele. Para descongelar deixe em temperatura ambiente e após descongelado. Duração de 6 meses congelado.

Crocante novamente: Essa é a técnica de vovó, ela molhava a palma da mão e passava na parte superior do pão amanhecido, levava ao forno até ficar crocante mais prestando atenção para não torras. Essa técnica também funciona com pães congelados.

Pães Caseiros:

Armazenamento: Pães caseiros após frios devem ser mantidos em sacos de papel para manter-los crocantes, pois em plastico eles podem ficar úmidos e esponjosos. Se o pão já foi cortado proteja essa parte com papel alumínio para evitar que o pão fique duro.

Outra alternativa muito usada é deixar o pão caseiro na bancada, coberta com um pano de prato. Mas isso pode ser usado para pães recém assados e que vão ser consumidos rapidamente, já que a exposição pode fazer com que o pão estrague mais rápido.

Congelamento: Fatie o pão e congele em pequenas porções ou inteiro em um saco plastico bem fechado. Para descongelar deixe em temperatura ambiente e aqueça rapidamente em forno pré aquecido. Conservar por 2 meses congelado.

Dicas:

  1. Pães feitos com farinha integral ou outras de coloração escura, e com cereais tem maior durabilidade.
  2. Se comprou o pão e ele esta quentinho, transporte em saco de papel aberto para manter-los crocantes. Pois o vapor umedece os pães.
  3. Pães doces e recheados também podem ser congelados, mas sempre procure a forma correta de congelamento e descongelamento.
  4. Sempre se lembre de identificar os pães e a data de congelamento.

E você tem alguma técnica especial?