como congelar espiga de milho Como congelar espigas de milho

Espigas de milho são uma delicia em qualquer época do ano, ainda mais se estiverem quentinhas e com manteiga derretida. Nos Estados Unidos o costume é comer milho em churrascos, já aqui o costume é comer milho na praia. Mas além de ser uma comidinha praiana também é típica em festas juninas e pode ser uma boa comprar em quantidades e congelar para usar sempre que sentir vontade, vou mostrar duas formas de fazer o congelamento correto das espigas de milho.

Higienização: Retire as folhas, os cabelos, e com uma escova esfregue e lave bem.

Branqueamento Tradicional: Em uma panela com água fervente deixe o milho cozinhar de 3 a 4 minutos, retire as espigas e coloque em água gelada imediatamente.

Branqueamento à vapor: Vai conservar mais nutrientes e leva 6 minutos para o pré cozimento, retire as espigas do vapor e coloque em água gelada imediatamente.

No microondas: Coloque o milho em uma vasilha com água e leve para o microondas por 4 ou 5 minutos, retire as espigas e coloque em água gelada imediatamente.

Como congelar: Seque bem todas as espigas e coloque em um saco hermeticamente fechado, o ideal é congelar em pequenas porções, assim pode descongelar apenas o que for consumir.

Congele apenas os grãos: Se desejar retire o milho da espiga e faça o branqueamento o tradicional deixe 3 minutos, no vapor 3 á 5 minutos, e no microondas de 3 á 4 minutos, coloque em uma bandeja rasa ou em sacos plásticos e congele, é muito melhor que milho de latinha.

Como descongelar e preparar: Descongele em água fervente por 3 á 4 minutos ou diretamente no cozimento de pratos, adicione sal apenas no final.

Dicas:  

  1. O milho verde não deve ser cozido demais, pois quando mais cozido mais duro ele deve ficar.
  2. Fuja do tradicional milho com manteiga e abuse da criatividade ele combina com: canela, açúcar, manjericão, noz-moscada, cebola, cebolinha, orégano, alho, pimenta e tomilho.
Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. Antonio Carlos Furlan

    Agradeceria se pudessem informar como congelar o cabelo (ou flor) do milho VERDE, abundante nesse período para utilização futura em chás.

    • Gisele Souza

      Antonio nunca vi nada sobre isso infelizmente =/

  2. haroldo prado

    gostaria de saber como fazer milho em conserva, para revender

    • Gisele Souza

      Haroldo nunca fiz, mas vou dar uma pesquisada.

  3. neide galvao

    obrigado pela ajuda.

  4. neide galvao

    obrigado pela ajuda. não me furtarei a buscar novamente nos momentos de aperto.

  5. Quero vender milho na praia caso tenha outras novidades deixe recado . amei saber como congelar milho . aprendi que quanto mais tempo o milho fica no fogo mais duro fica .boa dica obrigada .

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.