Para boas receitas e refeições devemos sempre escolher bons ingredientes, e levar em conta a sua conservação, principalmente com os legumes. Além de uma boa escolha na hora da sua compra você também deve tomar cuidado na conservação para que mantenha sua qualidade e beneficios.  Conservando os legumes de maneira correta, você evita riscos de contaminação, perdas e prejuízos. Então vamos conhecer algumas dicas e melhores formas de conservação dos alimentos?

  • Legumes que não precisam de refrigeração e serão consumidos rapidamente: apenas coloque em um local limpo, fresco e arejado. Mantenha sempre os tipos separados para evitar a contaminação cruzada: por exemplo, abobrinhas não devem estar em contato com uma caixa de cenouras.
  • Legumes que serão refrigerados: devem ser higienizados e guardados corretamente, de acordo com as orientações de temperatura de cada produto. Além disso, é importante checá-los constantemente e retirar as partes que já estiverem em fase de degradação.
  • Legumes que serão congelados: Grande parte dos legumes podem ser congelados, mas para que eles não percam cor, sabor e textura é importante fazer um pré-cozimento ou o conhecido como Branqueamento antes de colocá-los no freezer. Dessa maneira, o alimento conserva suas características originais, aqui no blog temos um post explicando como fazer clique aqui: http://receitasdeminuto.com/como-congelar-alimentos-corretamente
  • Embalagem: Para evitar a contaminação depois da lavagem, os alimentos devem ser armazenados em filmes plásticos ou em embalagens de plástico secas e próprias para esse fim, sempre devem ser etiquetados com o nome do alimento e data de congelamento.