Foto: http://www.pxleyes.com

Eu sou apaixonada por um bom feijão cremoso e temperadinho, mas sabemos que muitas vezes ele acaba ficando aguado então resolvi dar aqui algumas dicas para que o sei feijão tenha sempre aquele caldo grossinho que faz a gente querer comer um prato só de feijão de tão bom que é.

Eu já ensinei como fazer feijão em um post aqui no blog http://receitasdeminuto.com/como-fazer-feijao, então se você não faz ideia de como deve ser feito tenho certeza que esse post será ideal para você então da um pulinho lá.

Redução: A primeira coisa que você precisa saber é que o caldo é água e ela evapora, então faça uma redução do caldo deixando o feijão ferver com a panela aberta isso além de acentuar o sabor faz com que o liquido evapore e deixe o caldo mais grosso. Mas cuidado, se o seu feijão estiver salgado demais isso vai fazer com que o sabor do sal se destaque, nesse caso é melhor seguir as outras opções.

Amasse o Feijão: O feijão contém amido dentro dos grãos, então espremer um pouco dos grão ajuda a engrossar o caldo sem a necessidade de adição de outros amidos. Você pode fazer isso direto na panela com um pilão grande ou colocar um pouco (cerca de 1/4 xícara chá) dos grão em um prato e amassar com um garfo, então devolva para a panela e misture bem e deixe cozinhar com a panela aberta para que o caldo engrosse.

Mais Amido: Agora se estiver com pressa, você pode ainda assim adicionar amido extra ao feijão, então para cada xícara (chá) de feijão use 2 colheres (sopa) de amido de milho diluído em 3 colheres de sopa de água e  adicione ao feijão misturando bem até que o caldo tenha a consistência que você deseja.