Dadinho de Tapioca é um petisco que é perfeito para receber os amigos, é fácil de fazer e é bem neutro o que é perfeito para usar a imaginação e fazer com os sabores que gostar! Aqui em casa o costume é servir de entrada com geleia de pimenta, mas pode acompanhar qualquer tipo de geleia ou até servir só ele, que também é super gostoso!

Dadinho de Tapioca

Autor: 
Tipo da Receita: Aperitivo
Nivel: Fácil
Rendimento: +ou 30 un.

Ingredientes
  • 500ml de Leite Integral
  • 1 xícara e ¼ de (chá) de Tapioca Granulada
  • 300g de Queijo Coalho (ralado)
  • Sal
  • Pimenta do Reino
  • Noz Moscada
Instruções
  1. Coloque o leite em uma panela e junte uma pitada de sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto e deixe no fogo até que comece a ferver e desligue.
  2. Em uma tigela junte a tapioca granulada, o queijo coalho e jogo o leite quente por cima de tudo e misture muito bem até que se torne uma massa grossa que lembre um pouco arroz doce.
  3. Forre uma assadeira de no máximo 23cm com 3 camadas de plastico filme de modo que fique coberto o fundo e as laterais.
  4. Coloque a massa do dadinho, espalhe bem, cubra com o plástico filme em contato e de uma boa alisada com as mãos para que fique bem retinho e leve para gelar por 3 horas ou no freezer por 30 minutos.
  5. Retire da forma, tire o plástico filme e corte em cubinhos.
  6. Acomode em uma forma untada e asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar. Ou se preferir frite em óleo bem quente até dourar.
  7. Sirva ainda quente com geleia de pimenta ou qualquer outro sabor que gostar.
Observações
QUEIJO: Pode ser usado qualquer queijo duro que não derreta fácil como o Parmesão, Queijo do Reino, Minas Meia Cura e etc…
TAPIOCA: A usada nessa receita não é a tapioca que usamos para fazer na frigideira é a Tapioca Granulada, que é usada para bolos.
LEITE: Use leite integral, ele tem maior teor de gordura e ajuda a ficar fofinho.
CONSERVAÇÃO: Guarde na geladeira “cru” ou assado / frito por até 5 dias, se desejar coloque em uma forma e congele até que fique bem firme, retire de forma e coloque em sacos plásticos bem fechados, eles podem ser mantidos congelados por até 3 meses. Quando precisar usar basta assar ou fritar congelado mesmo até ficar dourado.