molho pesto com manjericao e amendoim 600x337 Molho Pesto

Molho Pesto é um coringa na cozinha, já que ele pode ser usado com diversos tipos de prato, claro que o mais comum é ver ele em massas, mas também pode ser usado em peixes, carnes, frangos e até em saladas, e isso faz dele um molho ótimo para ter na geladeira e pode te salvar nas horas de aperto quando chegar uma visita inesperadas, afinal é só misturar ele com uma massa e você vai ter uma bela refeição. Existem varias versões de molho pesto, mas minha preferida é a versão com manjericão já que ele tem um sabor forte e é uma delicia.

5.0 from 1 reviews
Molho Pesto
Rendimento: 250g de massa
 
Ingredientes
  • 60 g de folhas de manjericão fresco e limpo.
  • 2 dentes de alho
  • 40 g de amendoim
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 2 Colheres (sopa) queijo parmesão ralado
  • 2 pedras de gelo
  • sal e pimenta do reino a gosto
Instruções
  1. Lave as folhas de manjericão e seque com ajuda de um pano de prato limpo ou no secador de saladas.
  2. Coloque o manjericão no liquidificador, junte todos os outros ingredientes inclusive os cubos de gelo e bata usando a tecla pulsar até atingir uma consistência granulada mas pastosa.
  3. Retire os cubos de gelo, experimente o molho e se necessário corrija o sal e a pimenta.
  4. Transfira para um pote limpo e guarde na geladeira por até 1 semana.
Observações
Obs: As receitas tradicionais levam pinoli, mas como aqui no Brasil é caro eu troquei por amendoim sem sal e sem casca. Se você não gostar de amendoim pode usar castanha para substituir. O Gelo: O uso do gelo é importante para as folhas não escurecerem, ele vai manter as folhas bem verdinhas. Como Medir o Manjericão: Geralmente um pacote pequeno tem 60g, essa quantia não precisa ser exata.
Sobre:

Me chamo Gisele Souza, tenho 26 anos, sou designer e como qualquer brasileira, enfrento um jornada de trabalho estressante e ainda tenho que lidar com trabalhos domésticos, com essa necessidade comecei a aprender e aprimorar receitas e truques para facilitar o dia-a-dia.

  1. nena

    é melhor usar a castanha do Parà, o gosto e a textura sao mais parecidos com os pinolis, e rica em selenio; outra coisa, pode substituir o alho por allho porrò, transforma em mais delicado ao palato!

  2. ...

    Gisele, use sempre o lado brilhante em contato com o alimento pois ele possui um enceramento especifico para isso. deixando o alimento em contato com o outro lado vc contamina-o com aluminio.

    • Gisele Souza

      Na verdade isso é aqueles mitos da culinária.

    • O alumínio não reage no corpo humano.

  3. Gisele, quanto é, mais ou menos, 60g de manjericão? Tem alguma medida? Por exemplo, 2 xícaras…?

    • Gisele Souza

      Lila conforme respondido no próprio post: Manjericão: Geralmente um pacote pequeno tem 60g, essa quantia não precisa ser exata.

    • lila

      Oi Gisele
      perguntei a medida pois tenho uma horta… Pego o manjericão do pezinho! Por isso queria a medida de 60g… Mas obrigada de qualquer forma!

    • Gisele Souza

      Use umas 2 xícaras de manjericão Lila, você deve chegar próximo, porém molhos podem ser feitos de olho e ir provando para ver o que precisa.

    • lila

      Ok minha flor… obrigada! Seu site é extremamente útil na minha vida! hehehehehe

Deixe um comentário

Obs.: O Receitas de Minuto utiliza o sistema de avatares Gravatar, para que seu avatar seja exibido, faça um cadastro no Gravatar, e utilize aqui no comentário o mesmo e-mail de cadastro do Gravatar.

Avalie esta Receita: