Tradição do Nhoque da Fortuna. Você já ouviu sobre essa tradição?? Ela acontece todo dia 29, onde você deve preparar um prato de Nhoque, embaixo do prato colocar uma nota ou moeda de qualquer valor e então em pé você deve comer as primeiras 7 unidades do nhoque e fazer um pedido para cada unidade. Segundo a tradição isso faz com que tenha fortuna e sorte.
Essa tradição já é bem antiga, trazida desde o século IV, onde conta a história de um Santo Cristão chamado São Pantaleão que certa noite batia de porta em porta a procura de que alguém te desse alimento, uma das casas recebeu São Pantaleão e dividiu com ele o jantar daquela noite. Mesmo a familia sendo grande dividiu com ele a refeição e na divisão cada um recebeu 7 massinhas de inhoque cada um. São Pantaleão, comeu, agradeceu e foi embora, na hora de recolher os pratos notaram uma grande quantia de moedas embaixo de cada prato. A história se espalhau e tornou-se uma grande tradição. Se você também quer fazer parte dessa tradição preparamos para você um delicioso Nhoque de Mandioca com Ragu de Linguiça. Vem aprender.

Nhoque da Fortuna

Autor: 
Tipo da Receita: Principal
Rendimento: +ou- 6 porções

Ingredientes
  • 500g de Mandioca (cozida)
  • +ou- 1 xícara (chá) de Farinha de Trigo Tradicional
  • 1 Ovo
  • 1 Colher (sopa) de Manteiga
  • 1 Lata de Tomate Pelado
  • ¼ xícara (chá) de Extrato de Tomate
  • 6 Linguiças de Pernil
  • 1 Colher (sopa) de Cebola (ralada)
  • 2 Dentes de Alho
  • Sal (a gosto)
  • Orégano (a gosto)
  • Manjericão (a gosto)
  • Erva Doce (a gosto) Opcional.
Instruções
  1. Em uma tigela coloque a mandioca já cozida e amasse com um garfo até virar um purê, tomando cuidado para retirar as fibras da mandioca.
  2. Junte 1 Ovo, Manteiga, um pouco de sal e comece adicionado a farinha de trigo aos poucos misturando bem até que a massa fique modelável sem grudar nas mãos.
  3. Coloque a massa em uma bancada com farinha de trigo e modele rolinhos “cobrinhas” e corte pequenos retângulos “tavesseirinhos”.
  4. Acomode em uma forma com um pouco de farinha de trigo para evitar que eles grudem.
  5. Na hora de cozinhar basta colocar uma panela com bastante água e um punhado de sal para ferver e adicionar os nhoques aos poucos, quando eles subirem e boiarem estão prontos para serem retirados.
  6. Para o molho retire a pele das linguiças e esmigalhe com as mãos ou passe em um processador para ficar como uma carne moída.
  7. Em uma panela coloque um pouco de azeite e frite aos poucos a linguiça, assim que estiver frito adicione a cebola, alho, temperos (sal, pimenta, manjericão, orégano no e erva doce).
  8. Junte o tomate pelado, extrato de tomate e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.
Observações
LINGUIÇA: Pode usar outro tipo, aqui usei a de pernil, pois acho mais saborosa, mas se preferir use de frango, toscana ou ainda pode usar carne moída.
MANDIOCA: É importante cozinhar muito bem para que seja possível amassar, aqui em casa cozinhei na panela de pressão por 40 minutos após a panela pegar pressão, mas isso pode variar e caso não tenha como cozinhar pode comprar já cozida no mercado.
CONSERVAÇÃO NHOQUE: Olha aqui em casa eu guardei em um pote com bastante farinha na geladeira por 4 dias, para congelar a conselho cozinhar e congelar já com o molho para evitar que eles grudem.
CONSERVAÇÃO MOLHO: O Molho pode conservar em geladeira por até 7 dias ou congelado por até 3 meses.