Vegetarianas
nhoque_de_mandioquinha_molho_pomodoro

Sou apaixonada por massas e claro que um bom Nhoque é sempre bem vindo, ainda mais acompanhado de um molho simples e delicioso como o Pomodoro. Mas além de ser delicioso dizem que ao comer nhoque dia 29 e fizer a simpatia corretamente ele vai te trazer fortuna. Eu não sei se é verdade, mas sem duvida é uma ótima desculpa para comer nhoque uma vez por mês né.

Simpatia Nhoque da Fortuna: Coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.

Nhoque de Mandioquinha

Rendimento: 2 á 3 pessoas

Ingredientes
  • 500g de Mandioquinha
  • 1 xícara (chá) de Aveia em Flocos Finos
  • 6 tomates s/ pele e s/ sementes
  • ½ xícara (chá) de Polpa de Tomate
  • 3 Dentes de Alho
  • 3 Colheres Sopa Azeite
  • Sal, pimenta do Reinho e Manjericão á gosto
Instruções
  1. FAZENDO O NHOQUE: Cozinhe as mandioquinhas sem casca em água salgada até que fiquem macias a ponto de purê.
  2. Escorra as mandioquinhas e esprema usando um garfo ou amassador de batatas, volte a mandioquinha para o fogo baixo para “secar”, mexendo sempre para não queimar, tempere com pimenta, sal e assim que começar a grudar no fundo da panela deligue o fogo.
  3. Adicione a aveia em flocos finos aos poucos e misture bem até acabar toda a aveia e sua massa ficar firme e sem grudar nas mãos.
  4. Em uma mesa enfarinhada com farinha de trigo, e com as mãos umedecidas em água faça rolinhos (cobrinhas) e corte os quadradinhos, lembrando sempre de enfarinhar a mesa a cada rolinho.
  5. MOLHO: Para o molho remova a casca e sementes dos tomates e pique em cubinhos.
  6. Aqueça uma panela e adicione um pouco de azeite, refogue o alho rapidamente e junte os tomates, misture bem e deixe cozinhar até que eles esteja macio e tenha soltado seu suco.
  7. Junte o manjericão picado, a polpa de tomate e misture bem, deixe cozinhar por mais 3 ou 5 minutos e reserve.
  8. COZINHANDO O NHOQUE: Encha uma panela com água e sal e deixe levantar fervura, adicione os nhoques aos poucos e assim que eles subirem para a superfície retire-os da água, ou se desejar mais macio tire no ponto que desejar.
  9. Monte o prato com o nhoque, molho e um pouco de queijo parmesão ralado e aproveite.
Observações
1) – Caso queira guardar os nhoques na geladeira, deixe eles envolvidos com bastante farinha de trigo para que não grudem. 2) – Se desejar use manjericão seco e caso não goste de pedaços de tomate no molho é só passar ele no liquidificador. 3) – Se não tiver a aveia pode usar farinha de trigo, mas aconselho sempre colocar aos poucos para sentir a massa e não passar do ponto. 4) – Tempere e faça do seu jeito. 5) – Não aconselho congelar essa massa, mas você pode manter na geladeira por 2 ou 3 dias.

 Veja como tirar a pele do tomate aqui: http://receitasdeminuto.com/como-tirar-a-pele-do-tomate/