Esse com certeza é um assunto delicado, afinal é uma daquelas discussões sem fim e que nunca se chega a uma solução definitiva. A questão é que todo mundo um dia já se perguntou qual a melhor tábua de carne? Madeira? Plástico ou Vidro?

Pesquisando um pouco sobre o assunto e fiquei com algumas duvidas e assim como eu acredito que muitos ainda tenham duvidas de qual é a correta a se usar.

O que sabemos é que no Brasil a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe os restaurantes de usarem tábuas de madeira por acumular bactérias nas aberturas do corte da faca e permitem apenas o  uso das de plástico e ainda de cores diferentes 1 para cada tipo de alimento.

Por isso resolvi sair da zona de conforto e fui procurar outras respostas em sites estrangeiros, para saber qual o parecer deles sobre o assunto, já que em um programa de TV da tão respeitada Descovery Channel vi uma pesquisa onde a tábua de madeira ganhava das outras no quesito “menos bactérias em superfície“. Veja abaixo o resumo e tradução de um artigo que encontrei.

Como falei alguns estudos foram feitos e neles foi constatado que a madeira abrigou menos bactérias que as tábuas de plástico, como isso é possível?  Segue algumas explicações plausíveis para tal acontecimento:

  1. O plastico não absorve a água fazendo com que as bactérias tenham um tempo maior de sobrevivência.
  2. A madeira absorve a água se secando mais rapidamente o que gera menor sobrevivência das bactérias.
  3. A madeira contem agentes naturais antibióticos que retarda o crescimento bacteriano.
Algo que se deve ter atenção é que o Frango é um dos alimentos que mais contém bactérias, assim sendo o ideal é ter uma tábua para frango, outra para carnes e outra para vegetais, assim você diminui o risco de bactérias nocivas.
O que vemos é que pelo ponto de vista microbiológico é que não importa quais tábuas você ira utilizar, o ideal é manter uma boa limpeza.
Plástico: Lave e  deixe de molho em água sanitária e água, fazer a lavagem e passar vinagre para retirar resíduos da água sanitária.
Madeira: Lave com água e sabão, passe limão ou vinagre para matar bactérias e seque sua superfície muito bem e passe óleo de cozinha para proteger a madeira.
Sabendo isso tudo sobre as tábuas de madeira e plástico o que sabemos sobre as de vidro? São geralmente lindas, e muito mais fáceis de limpar, basta lavar com água e sabão para estarem sem resíduos ou odores de outros alimentos. Por essa facilidade elas tem sido as preferidas no mercado, porém elas também acumulam bactérias como as outras e é necessário fazer uma desinfetação frequentemente que pode ser com limão, vinagre, água sanitária diluída em água.
Pontos Negativos:
  1. Cortar algo em uma tábua de vidro é extremamente irritante por conta do barulho.
  2. As facas perdem o corte mais rapidamente.
Se optar por essa opção aconselho escolher as com a superfície lisa, pois muitas como a minha inclusive tem ranhuras que  podem esconder as tão temidas bactérias.
E se puder tenha mais de uma assim você pode fazer a desinfetação frequentemente.
Obs: Os renomados chefes de cozinha como Jamie OliverNigella Lawson sempre em seus programas utilizam tábuas de madeira, claro que eles tem não só uma equipe que cuida da limpeza como a possibilidade de uma nova a cada programa.
Eu vou comprar uma de madeira para utilizar em cortes legumes e verduras, pois as de vidro fazem muito barulho e me irritam profundamente.