Vegetarianas
Risoto de Funghi

Como vocês estão cansados de saber eu sou apaixonada por Risotos, mas o meu preferido sem duvida é o Risoto de Funghi, ele é simples, mas tão cheio de sabor que não tem como não amar, e o melhor é que esse prato pode ser servido sozinha já que o funghi é uma ótima fonte de proteína, ou servir acompanhado de uma carne, frango ou peixe, o que prova que esse risoto combina com tudo e que vai ser um verdadeiro coringa no seu caderno de receitas.

Obs: O Funghi pode ser encontra em grandes mercados (extra, pãode açúcar e etc), mercadões ou feiras populares. 

O que é Funghi: Um tipo de cogumelo (fungo comestível) que é vendido na versão secchi (seco) e por isso precisam ser hidratados antes de serem utilizados. Existem duas especies a Porcini e Boletus Edulis, e pode ser encontrado a versão Italiana ou Chilena, a diferença entre elas é o sabor e cor, os Italianos possuem coloração e sabor mais suave, diferente dos Funghis Chilenos que são bem mais escuros e com sabor acentuado.

5.0 de 1 avaliações

Risoto de Funghi

Autor: 
Tipo da Receita: Principal
Nivel: Médio
Rendimento: +ou- 3 pessoas

Ingredientes
  • 12g de Funghi Secchi
  • 1 xícara (chá) Arroz Arbóreo
  • 80ml Vinho Branco
  • 750ml Água
  • 1 Tablete de Caldo ( Galinha ou Legumes )
  • 1 Colher (sopa) de Manteiga
  • 1 Dente de Alho
  • ½ Cebola (picada)
  • 1 Colher (sopa) Azeite
  • Queijo Parmesão (fresco)
  • Sal e Pimenta
Instruções
  1. Pique o funghi e hidrate com água quente por 10 minutos, escorra e esprema bem, junte a água do funghi com o restante da água “limpa” junte o caldo de galinha e dilua.
  2. Em uma panela adicione o azeite, refogue cebola, alho e funghi até que a cebola fique transparente, junte o arroz e refogue por 1 minuto.
  3. Junte o vinho e misture até que ele tenha reduzido e o álcool evaporado, nesse ponto comece adicionar 1 cocha de caldo por vez misturando sempre esperando que o arroz absorva e o caldo seque, continue repetindo essa ação até que o arroz esteja macio porém ainda firme (isso demora uns 20 minutos).
  4. Assim que seu arroz estiver cozido e levemente cremoso, junte a manteiga, queijo parmesão e misture bem, experimente e corrija o sal e adicione um pouco de pimenta do reino.
  5. Sirva assim que ficar pronto com um pouco mais de queijo e aproveite.
Observações
VEGETARIANOS: Usem caldo de legumes, como eu só tinha o de galinha usei esse, mas o sabor não muda em nada.
MISTURE: Nunca pare de misturar o risoto, é preciso misturar até que ele esteja cozido, pois só assim ele libera o amido e deixa seu risoto cremoso como deve ser.
FUNGHI: Como esse é um risoto de Funghi não existe um substituto para ele em sabor, porém você pode usar outros cogumelos frescos que preferir.
MANTEIGA: A Manteiga ajuda a dar brilho e cremosidade, não substitua por margarina, pois o resultado não é o mesmo.
PARMESÃO: Use sempre o fresco, pois precisamos que ele derreta para deixar o risoto cremoso e não apenas salgue como acontece com o de saquinho industrializado.
ARROZ: Para Risotos é importante usar o arroz próprio para isso, então procure nos mercados pelo Arbóreo ou Carnaroli.
CEBOLA: No vídeo usei cebola flocada pois o namorado não come cebolo, porém aqui por escrito coloquei cebola (comum), os dois podem ser usados e caso não tenha ou também não goste pode fazer sem que o resultado não muda.
SAL: Adicione o sal apenas no final para não correr o risco de salgar muito, já que caldos prontos e queijos são salgados.

Risoto de Funghi 2