Rocambole de Liquidificador

Hoje o Receitas de Minuto completa 3 anos de vida \o/\o/ e para comemorar resolvi enfrentar um grande desafio culinário e fazer um Rocambole, e tenho que contar que não foi nada fácil acertar e conseguir fazer uma receita fácil, econômica e ainda muito gostosa, esse rocambole foge das receitas tradicionais onde é preciso bater as claras em neve na batedeira, e depois adicionar os outros ingredientes, afinal eu queria uma receita onde qualquer um pudesse fazer e sei que muitas pessoas não tem batedeira em casa, até porque eu demorei para ter uma também, então com essa receita é se você assim como eu tinha medo de tentar fazer um rocambole (porque pra mim isso é doce que só vó consegue fazer), pode começar a separar o ingredientes e colocar o forno pra aquecer, porque eu garanto que vai valer cada minuto gasto.

Obs: Outra coisa diferente é que esse rocambole não fica só massa, como fica bem fininho acaba dando uma equilibrada em massa e recheio que achei ótimo.

Atenção: Minha forma é media deve ter uns 35cm então dependendo do tamanho da sua forma for menor seu rocambole pode ficar mais alto que o meu.

 

 

5.0 de 4 avaliações

Rocambole de Liquidificador

Autor: 
Tipo da Receita: Sobremesa
Nivel: Médio
Rendimento: +ou- 6 Fatias.

Ingredientes
  • 3 Colheres (sopa) de Margarina
  • 3 Ovos
  • 1 Xícara (chá) de Açúcar
  • 1 Xícara (chá) de Farinha de Trigo
  • 1 Colher (sopa) de Fermento em Pó
  • 150g Chocolate (meio amargo)
  • 75ml de Creme de Leite (c/ soro)
  • Cerejas (opcional)
  • 1 Colher (chá) de Essência de Baunilha (opcional)
Instruções
  1. Derreta o chocolate meio amargo no micro-ondas colocando de 30 em 30 segundos e misturando nos intervalos até que fique completamente derretido, junte o creme de leite, misture bem e leve para gelar.
  2. Bata no liquidificador os 3 ovos, 3 colheres (sopa) margarina e o açúcar até mistura bem, adicione a essência de baunilha, e junte a farinha de trigo aos poucos até encorporar bem (se necessário ajude o liquidificador com uma espatula), finalize com o fermento em pó e misture bem.
  3. Despeje a massa em uma forma (+ou-35cm) bem untada e enfarinhada, espalhe a massa e leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos (cuidado para não dourar).
  4. Desenforme a massa sob um papel manteiga ainda quente, umedeça com leite ou guaraná, passe o recheio por toda a massa, adicione as cerejas picadas e comece enrolando com calma e com cuidado, soltando a massa do papel manteiga até chegar no final (veja o vídeo).
  5. Coloque o rocambole em uma travessa e cubra com o ganache restante (se necessário coloque eme 5 segundos no micro-ondas para derreter), cubra com confeitos e aproveite.
Observações
RECHEIO: Caso seu ganache fique duro coloque no micro-ondas por 5 segundos e misture até conseguir a consistência pastosa.
MASSA PESADA: Caso seu liquidificador não aguente bater a massa, misture a farinha com o creme de ovos, manteiga e açúcar em uma tigela.
SUBSTITUIÇÕES: Troque o Açúcar por Adoçante culinário, e faça o recheio que desejar, use a criatividade o importante é ficar gostoso.