Sorvete Mousse de Chocolate

Para quem não sabe sou uma criança que viveu os anos 90 e isso significa que acompanhei todos os filmes dessa geração o que me deixa muito feliz, mas sem duvida o filme que marcou minha vida é o Meu Primeiro Amor, um filme que mostra a pequena Vada aprendendo sobre a vida, de forma inocente sempre acompanhada do seu melhor amigo Thomas J.

Esse é um daqueles filmes que você para tudo que esta fazendo quando ele passa na televisão e que se emociona mesmo sabendo tudo que vai acontecer de tanto que você já viu, e tenho que confessar que todas as vezes que assisto a Gi dos anos 90 volta e chora como se aquela fosse a primeira vez assistindo o filme, por isso quando foi sugerido fazer uma receita temática sobre séries e filmes não poderia escolher outro se não O Meu Primeiro Amor, e não teria como ser outra receita afinal a nossa linda Vada como qualquer criança é apaixonada por sorvete.

Essa receita me surpreendeu muito, começou como um simples mousse de chocolate e então tive a ideia de transformar em sorvete e tenho que confessar que não imagina esse resultado, um sorvete cremoso feito com 4 ingredientes e sem aqueles cristais de gelo, sei que não fica pronto tão rápido, afinal temos que respeitar o tempo do freezer, mas o preparo é tão rápido e simples que não tem como essa receita ficar de fora do blog.

Dica: Antes de servir tire o sorvete pelo menos 10 minutos do freezer, se o tempo estiver quente melhor manter na geladeira e não em temperatura ambiente para não descongelar.

5.0 de 3 avaliações

Sorvete Mousse de Chocolate

Autor: 
Tipo da Receita: Sobremesa
Nivel: Fácil
Rendimento: +ou- 300g

Ingredientes
  • 3 Claras de Ovos
  • 200g Chocolate (meio amargo)
  • 200g Creme de Leite
  • 3 Colheres (sopa) de Açúcar
Instruções
  1. Comece separando as claras da gema.
  2. Adicione as claras em uma tigela e bata com ajuda de uma batedeira até formar uma espuma clara, nesse ponto adicione o açúcar ou adoçante culinário e continue batendo até que consiga ter claras em neve com picos bem firmes (veja o vídeo para ver o ponto ideal).
  3. Assim que sua clara em neve estiver bem firme, junte o creme de leite e continue batendo até ficar bem cremoso e uniforme.
  4. Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho maria até que fique bem liquido, com ele ainda morno adicione na mistura de claras e creme de leite com cuidado misturando sempre de baixo para cima para conservar o máximo de ar que puder.
  5. Transfira com para um pote com tampa e leve para o freezer por pelo menos 3 horas.
  6. Antes de servir tire do freezer por 10 minutos para dar uma leve derretida.
Observações
CLARA EM NEVE: Ela é essencial para o sucesso da receita, mas se você não quiser usar ovos crus em lojas de produtos de confeitaria você encontra a clara industrializada que é bem segura.
CHOCOLATE: Eu prefiro sempre usar o Meio Amargo 70% Cacau, pois assim garante que não estou usando apenas gordura como acontece com chocolates ao leite ou o branco, porém se desejar pode usar essas outras opções.
MAIS GOSTOSO: Se desejar pode misturar castanhas, nozes ou amendoim triturado para fazer um sorvete crocante.
CREME DE LEITE: Eu usei o de caixinha que possui menos soro, porém você pode usar o de latinha que também funciona, com o creme de leite fresco vai ficar uma receita um pouco mais pesada, mas acho que funciona bem.
CASQUINHA: Essa casquinha comprei em lojas de produtos de confeitaria, mas você pode comprar até na sorveteria da esquina =D

My Girl - Meu Primeiro Amor