trufa_tortinha_de_limão

Nada melhor que ganhar um presente feito com carinho, né? Então nesse ritmo de páscoa vou ensinar como fazer essa trufa de tortinha de limão com chocolate branco que fica delicioso, cremoso e com um azedinho super suave para deixar ainda mais gostoso. Aqui preferi não banhar em chocolate e só parrar na farofinha de bolacha e deixar ele com essa carinha mais de brigadeiro, mas é claro que se você quiser pode banhar em chocolate para fazer aquela castinha crocante, mas ai indico passar na farofinha e depois banhar, assim fica uma camadinha bem “croc croc”.

Importante: Não use chocolate do tipo cobertura, fracionado ou hidrogenado pois ele não consegue ganhar consistência para modelar e ainda fica talhado por conta do limão.

Conservação: Mantenha na geladeira para que fique bem firme, lembre-se que se trata de chocolate então com o calor dele tende a amolecer.

4.5 de 2 avaliações

Trufa Tortinha de Limão!

Autor: 
Rendimento: +ou- 40

Ingredientes
  • 350g de Chocolate Branco
  • ½ xícara (chá) de Creme de Leite (s/ soro e com no minimo 25% de gordura)
  • Raspas de 1 Limão
  • 1 colher e ½ (sopa) de Suco Natural de Limão
  • Bolacha Maisena ou Leite Triturada
Instruções
  1. Comece colocando o creme de leite em uma panelinha com as raspas de 1 limão, deixe em fogo baixo até que comece a aparecer pontos de fervura, tampe a panela e retire do fogo para que esfrie.
  2. Assim que estiver completamente frio, coe o creme de leite e junte o suco de limão e misture.
  3. Derreta o chocolate branco no micro-ondas de 30 em 30 segundos ou em banho maria até que fique completamente derretido/
  4. Espere dar uma leve esfriar e junte o creme de leite com suco de limão e misture bem até ficar homogêneo.
  5. Leve para gelar por pelo menos 1 hora ou até que fique bem firme.
  6. Modele bolinha, passe em bolacha maisena triturada, acomode em forminhas e aproveite.
Observações
CREME DE LEITE: É muito importante ser o de latinha que tenha pelo menos 25% de gordura e que seja usado sem o soro, pois só assim você vai conseguir a textura de trufa, agora se quiser também pode usar o creme de leite fresco ou nata se tiver fácil acesso.
LIMÃO: Usei uma quantidade pequena de suco de limão para que vocês possam dosar ai se preferem com mais sabor de limão ou menos.
CHOCOLATE: Use chocolate que não seja do tipo cobertura ou fracionado, pois só assim será possível conseguir o ponto certo da massa.
BANHAR EM CHOCOLATE: Se preferir pode ser banhado sim, mas recomendo passar na farinha de bolacha, levar tudo para o freezer e só quando estiver bem durinha banhar em chocolate.

 

trufa_tortinha_de_limão2