Um dia me apresentaram um bolinho super úmido com uma casquinha crocante e me contaram que o nome era brownie, desde então sou apaixonada por esse bolinho incrível, afinal tem aquele sabor intenso de chocolate é super úmido e com uma fina casquinha crocante. E eu já ensinei diversas receitas aqui no blog e no canal, porém sempre tem quem venha falar que a receita não deu certo, que ficou fino, que virou uma pedra e tudo isso é pelo simples fato de não seguirem as recomendações da receita, e tratar o brownie como um bolo tradicional, o que é sem duvida um grande erro, por isso que hoje vou dar algumas dicas para deixar seu brownie sempre perfeito.

  • A primeira coisa que você deve saber é o que é Brownie: Digo isso porque vejo muitas pessoas achando que ele ficou cru, ou que a massa é pesada, você precisa entender que um brownie não leva fermento então ele não vai crescer e ficar fofinho como um bolo tradicional, muito pelo contrario se seu brownie ficar com cara de “cru” e com bastante massa, e uma crosta fina por cima significa que você tem um brownie perfeito.
  • A segunda coisa que você deve saber é: Siga sempre a receita! Sim, eu sei que é clichê falar isso, mas eu garanto que ficar trocando ingredientes por algo que você acha que vai dar certo pode acontecer 2 coisas: Vai sair algo delicioso, porém não será a mesma receita, ou vai sair algo horrível e você vai culpar a receita. Então nada de achar que tirar o chocolate derretido e usar achocolato no lugar vai funcionar, ou ainda usar leite condensado achando que é a mesma coisa que o chocolate branco derretido (sim isso acontece muito acreditem em mim =/ ), quando fizer a receita pela primeira vez, siga o que esta escrito na receita e depois que aprender a fazer você pode pirar o quanto quiser e fazer sua mudanças.
  • Tempo de Forno: Vale lembrar que cada forno é único então precisa saber se a temperatura esta correta, as vezes o forno desregulado é o culpado por demorar muito para assar ou assar rápido demais, saiba que não é porque seu forno diz que está a 180ºC que ele realmente está nessa temperatura, o ideal é investir em um termômetro de forno, mas a sua experiência com o forno também pode te ajudar nisso. Outra coisa importante é sempre preaquecer o forno, seu brownie deve entrar no forno só depois de 15 minutos de pré-aquecimento e só então começar a contagem do tempo indicado na receita, como falei cada forno é único e isso pode fazer com que o tempo aumente ou reduza, por isso comece a verificar o seu brownie depois dos primeiros 10 minutos, para isso veja se ele formou uma crosta fina e quebradiça na superfície e faça o teste do palito, para isso enfie o palito no centro brownie e ele deve sair levemente úmido, se sair seco você assou muito, se sair muito molhado deve deixar por mais alguns minutos.
  • Forma do tanho certo: Se a receita fala que a forma é pequena acredite na receita, usar uma forma maior vai fazer com que seu brownie fique mais fino e com isso o tempo de forno deve ser reduzido, pois com uma camada de massa mais fina ele vai assar mais rápido, por isso use a forma indicada na receita sempre. Aqui eu costumo sempre usar formas de 20cm para que fiquem com uma boa altura. Mas o importante é que sua massa deve ocupar pelo menos a metade da sua forma, então se sua forma for muito grande dobre ou até triplique a receita.
  • Tipo de Forma: Isso parecer ser bobeira mais saiba que as melhores formas para assar um brownie são as de metal leve, alumínio ou inox.
  • Densidade da Massa: É importante sempre medir corretamente todos os ingredientes, e saber que uma massa mais densa vai te garantir um brownie mais úmido e cremoso, mas lembre-se de espalhar tudo muito bem para ter uma camada uniforme na forma e conseguir assar tudo por igual.
  • Desenformar: A regra para brownies é a mesma usadas em bolos, espere esfriar para desenformar, se tentar fazer isso com ele ainda quente pode acabar quebrando todo seu brownie.
  • Papel Manteiga: Use sempre papel manteiga bem untado, ou seja: A forma deve ser untada e o seu papel manteiga também! Assim vai facilitar a remoção do brownie da forma sem que se quebre e grude.
  • Corte perfeito: Para um corte sempre perfeito, só corte seu brownie completamente frio e limpe a faca a cada corte, assim você terá lindas fatias.
  • Conservação: 5 Dias na geladeira, 3 dias em temperatura ambiente e 3 meses congelado.